A Polícia Federal (PF) prepara o uso de drones para combater crimes eleitorais como boca de urna e transporte ilegal de eleitores nas Eleições 2020 em todos os estados do país. Em Santa Catarina, os equipamentos serão utilizados nas zonas eleitorais de Florianópolis e do interior do Estado.

Continua depois da publicidade

> Em site especial, saiba tudo sobre as Eleições 2020 em SC​

Nesta terça-feira (27), agentes fizeram testes com os drones em Florianópolis. A PF não informou quantos equipamentos serão utilizados no território catarinense nem os locais exatos, por conta de uma estratégia operacional, conforme a assessoria de imprensa. No país, serão utilizados mais de 100 equipamentos nas eleições.

— A tecnologia dos drones é muito importante para a identificação de materialidade e autoria dos delitos, como boca de urna, a compra de votos e o transporte irregular de eleitores. Assim, com essas medidas, a PF garante eleições legais e seguras em todo o território nacional — destaca a delegada Paula Dora Aostri Morales.

De acordo com a PF, as imagens capturadas serão transmitidas a uma equipe da Polícia Federal, que estará preparada para monitorar todas as eleições e adotar as medidas cabíveis diante de atividades suspeitas.

Continua depois da publicidade

Ainda de acordo com a PF, os drones têm tecnologia de ponta e podem se tornar imperceptíveis ao voar em elevada altitude. Esses equipamentos possuem câmeras capazes de realizar zoom suficiente para identificar suspeitos, placas de veículos, entrega de santinhos e situações de compra de votos, com imagens de alta nitidez.

> Candidato a vereador em Criciúma que queria usar nome ‘Bolsonaro’ na urna tem pedido negado pelo TRE-SC

O primeiro turno das eleições municipais está marcado para 15 de novembro. O segundo turno, onde houver, ocorrerá em 29 de novembro. O horário de votação será das 7h às 17h, no horário local.

Continua depois da publicidade