A Polícia Federal (PF) prendeu, nesta terça-feira, 11 suspeitos de integrarem uma quadrilha responsável por tráfico internacional de drogas. Segundo a assessoria de comunicação da instituição, a investigação da Operação Nações Unidas iniciou a partir de uma informação da polícia espanhola.

Continua depois da publicidade

Ao todo, a 7ª Vara Criminal Federal do Rio de Janeiro expediu 11 mandados de prisão por crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico, associação para o financiamento do tráfico e lavagem de dinheiro.

As prisões foram realizadas na Suíça, na capital portuguesa Lisboa, na mineira Cássia, em São Paulo, em Porto Velho e em Rio Grande, de onde a quadrilha atuava a partir do porto. Entre os suspeitos presos estão dois portugueses, três espanhóis e um colombiano.

Segundo a investigação da PF, que contou com apoio da Agência Americana Antidrogas (em inglês é Drug Enforcement Administration), a Guarda Civil espanhola e as polícias de Portugal, Colômbia e Uruguai, a quadrilha colocava cocaína no meio de cargas de peixe exportadas pelo porto de Rio Grande.

O processo ocorria dentro de uma indústria pesqueira reativada com este fim. A droga que chegava ao Brasil vinha da Colômbia e da Bolívia. Somente em Rio Grande foram presas quatro pessoas.

Continua depois da publicidade