A Polícia Federal (PF) informou nesta quarta-feira que ainda não há previsão de retorno do sistema de emissão de passaportes em todo o país. Segundo a PF, as falhas que provocaram a queda do sistema – que segue com problemas pelo terceiro dia consecutivo – foram identificadas e medidas já foram tomadas para restabelecer a emissão de passaportes.

Continua depois da publicidade

No site da PF, os serviços referentes a requisição de um novo passaporte ou consulta ao andamento do pedido estão indisponíveis. As unidades da Polícia Federal foram orientadas a não interromper o atendimento às pessoas que procuram fazer o passaporte, fazendo a conferência e coleta de dados dos requerentes em um módulo manual e emitindo passaportes de emergência, nos casos em que se aplicarem a regra.

Quem precisa do documento com urgência deve procurar a unidade da PF do Estado com todos os documentos necessários, inclusive comprovantes dos compromissos no exterior, como passagens ou inscrições em eventos. A Polícia Federal garantiu que o documento será emitido na hora.

Desde o início do ano, a PF tem enfrentado problemas para normalizar o serviço de emissão e renovação de passaportes. Em março, a troca da empresa responsável pela coleta de dados para a emissão de passaportes provocou atrasos para a confecção do documento. No mês de julho, o crescente aumento da demanda contribuiu para atrasos de até 80 dias na emissão do documento no estado de São Paulo.

Programe-se

Continua depois da publicidade

– Caso esteja agendada a sua retirada de passaporte para hoje, ligue para (51) 3235-9200 antes de ir até a PF. Se o sistema estiver fora do ar, passaportes não serão emitidos.

– Quem estiver agendado pela internet para dar prosseguimento ao passaporte (conferir documentos, coletar assinatura e fazer a fotografia) também deve ligar antes. Se o sistema estiver fora do ar, a PF recomenda que seja feito um novo agendamento. Caso contrário, o serviço pode ser feito de forma offline, que demora mais.

– Em caso de urgência, passaportes serão entregues mediante apresentação do bilhete de passagem. Como não estará no sistema, o passaporte será acompanhado de um documento que deve ser apresentado no setor de migração.