Na manhã desta segunda-feira, um Airbus da TAM com 126 passageiros precisou realizar um pouso de emergência no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, devido a um princípio de incêndio. A aeronave, que tinha decolado por volta das 9h32min do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, tinha como destino Belém do Pará.
Continua depois da publicidade
De acordo com reportagem do Jornal Nacional, o fogo foi controlado ainda durante o voo, depois que a tripulação constatou a presença de fumaça na lixeira no banheiro traseiro, cerca de uma hora após a decolagem no Rio. Em seguida, sinais de fogo foram detectados em outro banheiro, onde tripulantes encontraram pedaços queimados de papel e perceberam um forte cheiro de álcool.
Minutos depois da descoberta, o comandante informou aos passageiros que o Airbus faria um pouso não programado em Brasília devido a problemas operacionais.
Os ocupantes do avião desceram, prestaram depoimento a investigadores da Polícia Federal (PF) e tiveram a bagagem revistada. As causas do incêndio, que teria sido intencional, estão sendo investigadas pela PF. Ao longo do dia, ganhou força a hipótese de que um dos passageiros provocou o princípio de incêndio ao tentar fumar durante o voo.
Por meio de nota, a companhia aérea informou que não foi registrada qualquer falha técnica no avião, e que o incidente não deixou feridos. Ainda segundo a TAM, os passageiros do voo JJ 3420 foram acomodados em outra aeronave, que decolou para Belém às 16h.
Continua depois da publicidade