A Polícia Federal deflagrou uma operação na manhã desta terça-feira (18) que fecha o cerco contra moradores de Santa Catarina envolvidos no tráfico de armas, drogas e lavagem de dinheiro. São 15 ordens de prisão e 28 mandados de busca e apreensão em nove cidades, entre elas Balneário Camboriú e Florianópolis. Ao todo, 150 policiais estão nas ruas para cumprir as medidas judiciais.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Itajaí e região direto no Whatsapp
Também estão sendo executados 12 mandados de sequestro de imóveis e 36 mandados de sequestro de veículos e embarcações, que juntos ultrapassam a quantia de R$ 37 milhões. Um dos veículos ostentado pelo grupo é um Porsche. Nesta manhã, ocorre ainda o bloqueio de contas bancárias de 32 pessoas físicas e jurídicas com valores a serem apurados pelos investigadores.
O inquérito aponta a atuação dessa organização criminosa nos estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, mas muitos dos integrantes moram em Santa Catarina. Por isso a operação recebeu o nome Facção Litoral. Os mandados estão sendo cumpridos em Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema, Camboriú, Navegantes, Balneário Piçarras, Penha, Florianópolis, todas no Litoral, e em Apiúna, no Médio Vale do Itajaí.
A operação tem por base apreensão de armas em rodovias brasileiras que saíam de Santa Catarina. Em uma delas, por exemplo, a Polícia Rodoviária Federal encontrou 35 pistolas e 6 fuzis no Rio de Janeiro. Também houve a apreensão de 700 quilos de cocaína, 350 quilos de maconha e 45 quilos de crack.
Continua depois da publicidade

Leia mais
Autor de ataque a creche em Blumenau revelou crime a amigo semanas antes, diz polícia
História das gêmeas que fizeram cirurgia de mudança de sexo em Blumenau vira série inédita