A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (14) uma operação que busca desarticular grupo criminoso envolvido com pesca ilegal de camarão nas águas da baía Norte em Florianópolis e na região metropolitana.
Continua depois da publicidade
Conforme a PF, foram expedidos seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Biguaçu e Governador Celso Ramos, ambas na Grande Florianópolis.
Chamada de Operação Tangoneiros, a ação deflagrada na manhã desta terça teve origem a partir de investigações iniciadas em junho do ano passado, quando um homem foi preso em flagrante pelo crime de pesca ilegal.
Ainda de acordo com a PF, o grupo criminoso utilizava a modalidade de arrasto. A pesca ilegal burlava a fiscalização de órgãos públicos com a ajuda de “olheiros”. Eles acompanhavam a movimentação de veículos e embarcações da PF e de órgãos ambientais e repassavam as informações aos pescadores por meio de aplicativos de comunicação.
Os investigados poderão ser indiciados pelos crimes de pesca proibida, embaraço à fiscalização e associação criminosa.
Continua depois da publicidade
Segundo a PF, o nome da operação, Tangoneiros, é uma alusão à nomenclatura das embarcações utilizadas para a prática da pesca de camarão na modalidade de arrasto.
*Com informações da Polícia Federal de Santa Catarina