Na manhã desta sexta-feira (18), a Procuradoria-Geral da República (PGR) e a Polícia Federal (PF) cumprem sete mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão contra integrantes e ex-integrantes da cúpula da Polícia Militar e do Distrito Federal. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A Operação Incúria é resultado da denúncia que o Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos da PGR, coordenado pelo subprocurador Carlos Frederico Santos.
A cúpula da PM deixou de agir para impedir o vandalismo contra as sedes dos Três Poderes em razão do alinhamento ideológico com os manifestantes golpistas, diz a PGR.
Os alvos são os oficiais
Continua depois da publicidade
- Klepter Rosa Gonçalves (atual comandante-geral da PM do DF),
- Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues
Todos são acusados pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e por infringir a Lei Orgânica e o Regimento Interno da PM.
Entenda
Depois de sete meses de investigações, a PGR descobriu que os PMs começaram a trocar mensagens com teor golpista e a difundir informações falsas antes do segundo turno das eleições presidenciais do ano passado.
A PGR verificou ainda que a PM do DF acompanhava as movimentações no acampamento golpista montado nos arredores do Quartel General do Exército, em Brasília.
Leia também
Alexandre de Moraes autoriza quebra de sigilos bancário e fiscal de Bolsonaro e Michelle
Temer se coloca à disposição para articulação política por SC ao virar cidadão catarinense
Impeachment de prefeito e vice de Itajaí é rejeitado pela Câmara