Policiais federais realizaram uma Operação Padrão no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, às 13h30min desta quinta-feira, com revistas minuciosas nas bagagens dos passageiros do único voo internacional previsto. E prometem repetir a manifestação na próxima segunda-feira, incluindo os voos nacionais, o que vai exigir muita paciência dos passageiros com viagens marcadas na data.

Continua depois da publicidade

A categoria está mobilizada em todo o país e, por determinação da federação nacional, todos os estados fizeram a Operação Padrão nos voos internacionais desta quinta-feira. Mas, como na Capital catarinense só há um voo internacional por dia, o protesto não provocou grandes transtornos no Estado.

Segundo o vide-presidente do Sindicato dos Policiais Federais de SC, Paulo Peano, formaram-se pequenas filas apenas na parte interna das salas de embarque. A assessoria de imprensa do Aeroporto Hercílio Luz disse que nem sequer houve atraso no voo.

– Na verdade, deveríamos fazer este tipo de operação padrão sempre, mas falta efetivo para tanto – explicou Peano.

Continua depois da publicidade

Como o protesto não surtiu efeito em Santa Catarina, por ser apenas em voos internacionais, a categoria pretende repetir a dose na próxima segunda-feira, abrangendo também os voos nacionais.

– Nossa intenção não é atrapalhar o passageiro. Mas ao pegar os voos nacionais, vai haver mais transtorno. O objetivo é obter reconhecimento do governo federal para a necessidade de reestruturação da carreira do policial federal – disse.

A categoria espera uma decisão do Ministério do Planejamento sobre a proposta apresentada e uma nova reunião foi agendada para terça-feira, dia 21.

Continua depois da publicidade