A Polícia Federal deflagou na manhã desta quinta-feira uma operação contra o tráfico internacional de drogas em Santa Catarina. A ação foi batizada de Operação Schengen, que faz referência a um acordo internacional sobre seguro obrigatório para viagens a países europeus. Ao todo foram expedidos 10 mandados de prisão e outros 10 de busca e apreensão em Florianópolis e em São José, todos expedidos pela Justiça Federal da Capital.

Continua depois da publicidade

Até o começo da tarde desta quinta-feira, a polícia já havia efetuado a prisão de seis pessoas e cumprido os 10 mandados de buscas e apreensão. Apesar da ação ter foco em drogas sintéticas e no tráfico de cocaína, durante a operação foram apreendidas maconha e uma arma. Quatro pessoas estão foragidas.

De acordo com as investigações, os envolvidos transportavam ou aliciavam pessoas para transportarem até três quilos de cocaína para Europa. No retorno, as pessoas traziam ao Brasil droga sintética, como ecstasy.

Segundo a PF, os investigados responderão pelos crimes de tráfico de drogas internacional, associação para o tráfico e por integrar organização criminosa. Os crimes estão previstos em lei e as penas máximas somadas podem ultrapassar 33 anos de prisão.

Continua depois da publicidade