Ao menos 57 mandados contra uma organização criminosa especializada na produção e distribuição de drogas sintéticas foram cumpridos na manhã desta terça-feira (13) pela Polícia Federal em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. No estado catarinense, as buscas ocorreram nas cidades de São José, Florianópolis, Palhoça, Biguaçu e Imbituba.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
De acordo com a polícia gaúcha, que coordena a ação, as investigações iniciaram em junho de 2021 após a apreensão de 15 quilos de cocaína em Chuí, no Rio Grande do Sul. Conforme apurado, a droga tinha origem na região metropolitana de Florianópolis e o destino seria o Uruguai. Após a apuração, a PF descobriu que o grupo atuava com o tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro, principalmente na rota Santa Catarina e Uruguai.
Grupo suspeito de participar de encontro neonazista em SC vira réu
Os suspeitos produziam drogas sintéticas, além de ter uma estrutura logística que possibilitava o carregamento de entorpecentes como cocaína, crack, maconha, ecstasy e MD do estado catarinense para outros lugares do país, como São Paulo e Rio de Janeiro, além do Uruguai.
Continua depois da publicidade
Ainda segundo a polícia, durante as investigações, foram apreendidos mais de 100 quilos de drogas sintéticas como MDMA e MD.
Além disso, para lavagem de dinheiro, o grupo colocava o patrimônio adquirido com a venda dos entorpecentes no nome de outras pessoas e usava empresas de fachada.
Intitulada de Operação Neutrum, a ação cumpre 22 mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 33 de busca e apreensão. Nesta terça-feira, a polícia trabalha ainda na execução de ordens judiciais para sequestro de 12 imóveis e 30 veículos, muitos deles de luxo, e o bloqueio de 30 contas bancárias no valor de até R$ 10 milhões.
O número de mandados cumpridos em Santa Catarina não foi divulgado. Também são realizadas buscas nas cidades de Rio Grande e Pelotas, no Rio Grande do Sul. Auxiliam na operação equipes da Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Operação Neutrum
O nome da operação é em referência à região dos Campos Neutrais, local que foi feita a apreensão que deu origem à investigação. Ela recebeu esse nome após o Tratado de Santo Ildefonso (1777), e foi dada a uma faixa de terra, então desabitada, no Sul do Rio Grande do Sul, cuja posse não seria de nenhuma das partes do conflito.
A faixa se estendia entre os banhados do Taim ao Arroio Chuí e, até hoje, continua sendo conhecida dessa forma, mesmo fazendo parte dos municípios de Santa Vitória do Palmar e Chuí.
Leia também:
Criança de 4 anos morre após tiro acidental com arma do pai em SC
Criança de 8 anos morre após ser atropelada por caminhão no Vale do Itajaí
Bebê de 1 ano morre atropelado após se esconder embaixo de caminhão em SC