Um estudante de engenharia, de 25 anos, é suspeito de enviar um e-mail falso aos candidatos a uma vaga de estágio na Superintendência de Patrimônio da União (SPU), em Florianópolis. Por isso, nessa quarta-feira (23), um computador e outros equipamentos eletrônicos foram apreendidos pela Polícia Federal (PF) na residência do investigado em São José. 

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

Segundo a investigação, o jovem também participava da seleção e a suspeita é de que, com a mensagem, tentava enganar os demais inscritos para diminuir a concorrência. Ele não foi aprovado nesse processo seletivo que ocorreu em julho de 2021. 

Conforme a PF, o suspeito se passou pela SPU e enviou para seus concorrentes uma errata fictícia, para que desconsiderassem a mensagem autêntica da Superintendência. 

Na mensagem falsa, o estudante informava que o edital da seleção havia sido revogado e que havia um novo certame. Para concorrer, no entanto, era necessário que o candidato informasse que não tinha interesse no edital anterior. 

Continua depois da publicidade

A apuração dos policiais constatou que o e-mail falso partiu de uma residência em Biguaçu e que o jovem também pode ter recebido auxílio-moradia de universidade federal mediante fraude. A Polícia Federal não informou qual a instituição lesada. Se comprovadas as suspeitas, o crime pode levar a pena de até 17 anos de reclusão. 

O cumprimento do mandado de busca e apreensão dessa quarta é parte da Operação Tramóia, deflagrada pela Polícia Federal.

Leia mais:

5G no Brasil precisa superar furto de fios para manter qualidade​​

Justiça decide pela volta da cobrança do desconto de 14% de aposentados de SC

“Uber manezinho” promete ser mais barato e dar maior rentabilidade ao motorista