Joinville tem 8.544 casos de dengue confirmados em 2021, segundo dados da Secretaria da Saúde atualizados na última quarta-feira (2). Entre os 43 bairros da cidade, Petrópolis e Itaum são os que mais tiveram pessoas diagnosticadas com a doença desde o início do ano.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O Petrópolis lidera essa lista, com 1.254 casos confirmados pela Secretaria da Saúde, representando 14,6% do total. Logo em seguida aparece o Itaum, com 947 pessoas diagnosticadas com dengue neste ano.
Os dois bairros estão localizados na zona Sul da cidade, que tem nove entre os dez bairros com mais casos de dengue em Joinville. De todas as pessoas diagnosticadas em 2021, 74% são moradoras da região Sul.
Por outro lado, apenas a Zona Industrial Tupy não teve pessoas diagnosticadas com a doença neste ano. Além disso, o bairro não foi informado corretamente em 106 situações, enquanto nove pessoas foram diagnosticadas em Joinville, mas são moradoras de outras cidades.
Continua depois da publicidade
Além dos 8,5 mil casos confirmados, o município também teve três mortes por dengue em 2021. As vítimas foram dois homens, de 49 e 75 anos, e uma mulher, de 33 anos.
> “Sempre sorrindo e pronta para ajudar”, diz irmã sobre mulher que morreu de dengue em Joinville
Veja os números:
Clique nas setas abaixo para ver os dados por bairros e regiões da cidade.
Perfil por gênero e faixa etária
Entre os casos confirmados, as mulheres são maioria com 4,6 mil diagnósticos positivos, representando 54% do total. Os homens representam 3,9 mil casos (46%). Em três casos, o gênero não foi informado.
Continua depois da publicidade
> Secretário de Saúde de Joinville foi um dos casos confirmados de dengue em 2021
Em relação à faixa etária, o maior número de pessoas diagnosticadas com dengue, em um total de 1,6 mil, tinha de 30 a 40 anos. Em seguida, aparecem as faixas de 40 a 50 anos (com 1,5 mil casos), 20 a 30 anos (1,4 mil) e 50 a 60 anos (1,2 mil).
Sintomas
De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC), a febre alta é o primeiro indicador de dengue e aparece associada a demais sintomas. Confira abaixo:
– Febre alta (39° a 40°C): aparece abruptamente e tem duração de 2 a 7 dias.
– Dor de cabeça
– Fraqueza
– Dores: no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos
– Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas
– Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes.
Leia também:
> Joinville tem 168 pessoas em UTIs com Covid; internações gerais tiveram queda nos últimos dias
Continua depois da publicidade
> Joinville começa a vacinar pessoas com idade entre 55 e 59 anos; veja como agendar