Impulsionado por questões geopolíticas e de infraestrutura, o petróleo americano chegou nesta quarta-feira a seu valor mais alto desde 2014, apesar das queixas do presidente Donald Trump.
Continua depois da publicidade
O barril de WTI para entrega em agosto avançou 3,2%, a 72,76 dólares, seu melhor preço desde novembro de 2014 em Nova York.
Em Londres, o barril de Brent do Mar do Norte fechou com alta de 1,78%, a 77,62 dólares.
Quando os americanos se preparam para encher seus tanques para as férias, um relatório oficial deu conta de uma queda das reservas de petróleo.
Continua depois da publicidade
As refinarias operam com 97,5% de sua capacidade – um sinal de elevada demanda. As exportações de petróleo dos Estados Unidos estão no montante recorde de 3 milhões de barris ao dia.
Investidores temem que a oferta mundial se reduza devido a problemas geopolíticos em diversos países, criando uma “conjuntura perfeita de circunstâncias” para que os preços subam, disse James Williams da WTRG Economics.
Esta explosão de preços ocorre após o presidente dos Estados Unidos Donald Trump lamentar a alta do valor do barril e acusar a Opep de ser responsável.
Continua depois da publicidade
Para melhorar os preços, que caíram a menos de 30 dólares no começo de 2016, os 14 países da Opep e outros dez grandes produtores liderados pela Rússia, pactuaram reduzir a produção desde 2017.
ja-hum/LVMH/gm/ll
* AFP