A Petrobras bateu o recorde em 2022 de captura, uso e armazenamento de gás carbônico (CO2), tecnologia batizada de CCUS, pela sigla em inglês.

Continua depois da publicidade

Por esse método, a estatal reintroduz o CO2 decorrente da extração do petróleo no próprio reservatório. Dessa maneira, aumenta-se a eficiência da produção e reduz-se a emissão de gases do efeito estufa, gerando ganhos também na competitividade das atividades da companhia.

Receba notícias de SC por WhatsApp

No ano passado, foram reinjetadas 10,6 milhões de toneladas de CO2, o equivalente a 25% do total da indústria global no ano passado segundo o Global CCS Institute. Trata-se da maior operação de reutilização de gás carbônico do mundo.

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, disse na semana passada que a companhia está se aproximando de outras grandes empresas do setor para construir novas oportunidades de cooperação, tanto no segmento de óleo e gás como para a transição energética.

Continua depois da publicidade

A afirmação foi feita após o executivo receber o CEO global da anglo-holandesa Shell, Wael Sawan, e o presidente da Shell no Brasil, Cristiano Pinto da Costa, no prédio da petroleira brasileira em Brasília.

Reportagem por Fábio Zanini