Enquanto as companhias aéreas avançam nas conversas com o governo para defender revisão na política de preços da Petrobras sob o argumento de que o custo do combustível se tornou a maior preocupação do setor, a estatal determinou nesta quarta (1º) um aumento de 17% no preço do querosene de aviação (QAV) para as distribuidoras.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp 

A nova alta do preço deve aumentar a tensão no setor, que diz ter 40% de seus custos comprometidos no combustível. Em nota, a Petrobras afirma que desde o início do ano houve um aumento e uma redução, que resultam em alta acumulada de 3,5% em 2023.

A Abear (associação de companhias que reúne nomes como Latam, Gol e Voepass), no entanto, fala em alta acumulada de 37,8% no combustível dos aviões em 12 meses, o que impacta diretamente o valor das passagens para o consumidor final.

Banco Central mantém Selic em 13,75% na primeira reunião sob Lula

Continua depois da publicidade

Segundo Eduardo Sanovicz, presidente da Abear, um estudo recente da entidade apontou que, em agosto de 2022, a diferença entre o preço do QAV na bomba no Brasil e nos Estados Unidos registrou pico de quase 50%.

Nas primeiras semanas da gestão, a Abear e executivos das aéreas se reuniram com os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Márcio França (Portos e Aeroportos), Daniela Carneiro (Turismo) e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Como fica o caso de Zé Trovão, deputado investigado por atos antidemocráticos

O objetivo ainda é apresentar a demanda das companhias para o novo presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e o ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia). Prates já anunciou que pretende rever a política de preços da estatal, sob o argumento de que a maior parte dos combustíveis consumidos no país é produzido em refinarias brasileiras.

Reportagem por Joana Cunha

Leia também

STF recusa pedido de SC para suspender julgamento do marco temporal indígena

Imagens de drone revelam dimensão de incêndio que destruiu galpão da Fischer em Brusque