A Petrobras anunciou o investimento de R$ 16,5 bilhões em estaleiros de Santa Catarina para construção e afretamento de 12 embarcações do tipo Platform Supply Vessel (PSV). As embarcações devem ser usadas para operações de logística de Exploração e Produção da estatal, até 2028.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Os contratos, com as empresas Bram Offshore e Starnav Serviços Marítimos, foram anunciados pela presidente da Petrobras, Magda Chambriard, durante a Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), em Brasília.
O estaleiro da Bram fica em Navegantes, e o da Starnav, em Itajaí. Com os projetos, a Petrobras estima que cerca de 11 mil empregos, diretos e indiretos, sejam gerados.
Conforme os contratos, as empresas têm até quatro anos para mobilizar as operações e 12 anos para operá-las, além da exigência de 40% de conteúdo local durante a fase de construção. Cada empresa será responsável pelo afretamento (ou seja, a locação) para a Petrobras de seis embarcações.
Continua depois da publicidade
As embarcações construídas deverão ter um sistema propulsivo híbrido, combinando motores elétricos e baterias com geradores movidos a diesel/biodiesel.
Leia também
Governo Lula federaliza o Porto de Itajaí e assume gestão
Santa Catarina divulga calendário de pagamento do IPVA 2025
Dólar atinge o maior valor da história do real com R$ 6,19, apesar de intervenção do BC