Pela segunda vez neste ano, o paranaense Peterson Rosa enfrenta o hexacampeão mundial Kelly Slater nas oitavas-de-final de um evento do World Championship Tour (WCT) – a elite do circuito mundial de surfe. A primeira foi no Tahiti e o tricampeão brasileiro foi liquidado logo nos primeiros minutos da bateria por dois tubos gigantes de Slater.
Continua depois da publicidade
Mesmo com o tornozelo contundido, Peterson foi o único brasileiro que conseguiu vencer na terceira fase realizada em boas ondas de 1,5 metro de altura do sábado, dia 17, em Jeffrey’s Bay, na gelada região do extremo sul da África do Sul. A expectativa era de continuar a competição neste domingo, mas ela voltou a ser adiada porque as ondas amanheceram muito irregulares, com no máximo um metro de altura.
O carioca Raoni Monteiro e o potiguar Marcelo Nunes não tiveram qualquer chance contra seus adversários e terminaram em 17º lugar na quinta etapa do WCT. No confronto mais esperado do dia, o número 1 do mundo, o havaiano Andy Irons, vingou as eliminações sofridas nos dois últimos anos e desta vez conseguiu superar o sul-africano Sean Holmes para passar para as oitavas-de-final no Billabong Pro da África do Sul.