O paranaese e tricampeão brasileiro, Peterson Rosa, ficou com o vice-campeonato no World Qualifying Series (WQS), a divisão de acesso à elite do surfe mundial, nas Ilhas Maldivas. O evento é nível seis estrelas, o mais alto do campeonato.
Continua depois da publicidade
O título ficou com o australiano Toby Martin, que faturou US$ 15 mil e 2.750 pontos no ranking. O brasileiro ganhou US$ 8 mil e 2.365 pontos, que o levaram da 78ª para a 19ª colocação no ranking, liderado pelo atual campeão mundial do WQS, o catarinense Neco Padaratz.
As séries já não apresentavam a mesma freqüência e poucas ondas boas apareceram nos 30 minutos da grande final do O?Neill Deep Blue Open 2004, neste sábado, dia 12.
Ao contrário do invicto Peterson Rosa, Toby Martin não tinha vencido nenhuma bateria na competição, mas pegou a melhor onda na decisão do título para levar mais um troféu de campeão das Maldivas para a Austrália. A nota sete recebida acabou decidindo a vitória por 13,93 x 11,23 pontos.
O jovem australiano Jarrad Howse marcou 10,37 pontos e terminou em terceiro lugar, enquanto o seu compatrioca e atual campeão da etapa, Trent Munro, ficou em quarto com somente 9,43 pontos nas duas melhores ondas que conseguiu surfar na bateria.
Continua depois da publicidade
O Brasil saiu do campeonato com as notas mais altas. O carioca Pedro Henrique surfou a melhor onda – nota 9,87 – e o potiguar Marcelo Nunes registrou a maior pontuação: 17,83 de 20 possíveis.
Mais uma vez, só faltou o título para coroar as ótimas apresentações dos surfistas brasileiros na República das Maldivas, que deve sediar uma das etapas do World Championship Tour (WCT), a elite do surfe, em alguns anos.
Agora, a próxima apresentação das principais estrelas do Brasil que competiram nas Maldivas será entre 30 de junho a 4 de julho no terceiro desafio do SuperSurf 2004, marcado para a Praia do Cupe, em Porto de Galinhas, Ipojuca (PE).
E a próxima etapa importante do Mundial WQS será o seis estrelas de Durban, com Neco Padaratz defendendo o título do Mr. Price Pro e a liderança do ranking entre 5 a 11 de julho na África do Sul.
Continua depois da publicidade