Líder do Super Surf 2002, o catarinense Andreas Eduardo estreou com vitória nesta quarta-feira, 6 de novembro, na última e decisiva etapa do campeonato brasileiro. Outro candidato ao título da divisão de elite do circuito, o paranaense Peterson Rosa, também começou bem. Ele obteve a maior pontuação do dia nas ondas de 1,5 metro de altura na Prainha, no Rio.

Continua depois da publicidade

– Não tive um ano muito bom, mas fiz a final lá em Saquarema e que bom que ainda tenho chances. Nem imaginava disputar o título, mas se a galera der mole, o Bronco papa – disse Peterson, único surfista com três títulos brasileiros (1994, 1999 e 2000).

O paranaense de Matinhos conseguiu nota 8,5 na sua primeira onda na bateria e 7,17 na última, somando ao todo 15,67 pontos. Com o recorde, Peterson despachou para a repescagem o vencedor da etapa no ano passado, o potiguar Danilo Costa.

Além de Danilo Costa, perderam na estréia outros 10 competidores com chances de faturar o título do Super Surf 2002. Mas ninguém é eliminado da etapa no primeira dia. Enquanto o vencedor da bateria passa à terceira fase, os dois perdedores disputam nesta quinta, 7, a repescagem.

Dois dos favoritos derrotados – Jojó de Olivença (BA) e Joca Júnior (RN) – caíram logo na primeira bateria, vencida por Claudemir Lima (CE). Já outras cinco baterias envolveram dois candidatos ao título.

Continua depois da publicidade

Na terceira, Fábio Gouveia (PB) despachou Armando Daltro (BA). Na quinta, Leonardo Neves (RJ) aproveitou bem sua última onda e superou Jihad Kohdr (PR).

O atual campeão brasileiro do Super Surf, Tânio Barreto (AL), ganhou de Maicon Rosa (PR) na oitava. Alexandre Almeida (RJ) venceu o vice-líder do ranking Wagner Pupo (SP) na nona.

E no último confronto envolvendo dois concorrentes ao título, Peterson Rosa venceu Danilo Costa.