Tricampeão brasileiro, o paranaense Peterson Rosa foi um dos destaques nesta segunda, dia 27, na disputa da quinta etapa do World Championship Tour (WCT), que reúne a elite do surfe mundial na Ilha Reunião. Em um dia de ondas de 1,5 a 2 metros de altura em Saint Leu, Peterson primeiro despachou o australiano Mark Occhilupo pela manhã e, à tarde, derrotou o tricampeão Andy Irons para garantir um lugar nas quartas-de-final do evento.
Continua depois da publicidade
A vitória de Peterson Rosa sobre o havaiano Irons foi garantida graças a sua segunda onda surfada na bateria, uma ótima direita que lhe rendeu uma nota 9,17. O paranaense ganhou 7,67 pontos na apresentação seguinte, nota que superou as duas maiores recebidas pelo tricampeão mundial em toda a bateria. O placar da única vitória brasileira nas oitavas-de-final do WCT foi encerrado em 16,84 a 14,53 pontos.
Peterson agora terá pela frente o norte-americano Cory Lopez na terceira bateria das quartas-de-final.
– Todos no circuito são bons surfistas, então qualquer um pode vencer se conseguir pegar as melhores ondas nos 30 minutos de bateria. Eu vi muitas boas ondas nesta segunda e estava concentrado em escolher bem as ondas – contou o brasileiro, que já garantiu o prêmio mínimo de US$ 8 mil além dos 732 pontos no ranking.
Quem deu adeus à disputa nesta quarta foi o hexacampeão mundial e atual líder do WCT, Kelly Slater, que parou diante do australiano Darren O?Rafferty por décimos de diferença: 15,90 a 15,17 pontos.
Continua depois da publicidade
O?Rafferty encara o compatriota Mick Fanning, que passou pelo brasileiro Marcelo Nunes com 14,34 a 13,60 pontos. Pelas outras baterias das quartas-de-final, mais dois confrontos australianos: Daniel Wills enfrenta Jake Paterson, enquanto Phillip MacDonal terá pela frente Nathan Hedge.
Dos primeiros colocados no ranking mundial, Fanning (5º lugar) é o único que continua na briga pelo título do WCT, pois Kelly Slater (1º), o australiano Trent Munro (2º) e Andy Irons (4º) não passaram das oitavas-de-final e o norte-americano C. J. Hobgood (3º) não está competindo.