A terça-feira marcou o terceiro dia do Rally dos Sertões. O trecho de 274 quilômetros entre Bacabal e Barra do Corda, no Maranhão, foi o primeiro de duas etapas Maratona programadas para a 20ª edição do maior rali do mundo disputado dentro de um único país. E o mais rápido do dia foi a dupla francesa formada por Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret, com o Mini All4 da X-Raid, com o tempo de 1h59min42s. Guilherme Spinelli/Youssef Haddad, com o Mistusibhi Lancer, ficou em segundo, a 1min59s dos vencedores da etapa.
Continua depois da publicidade
GALERIA DE FOTOS: Veja imagens exclusivas do Rally dos Sertões 2012
Riamburgo Ximenez/Flávio França, de BMW X3 CC, terminaram o dia com o terceiro lugar, logo à frente de João Franciosi/Rafael Capoani de Mitsubishi L200 Trition e Fellipe Bibas/Emerson Cavassin, com o protótipo Evoque Sertões.
Continua depois da publicidade
Depois de duas etapas com trechos 100% arenosos, o terceiro dia foi marcado por uma especial rápida e com piso de piçarra e terra. “O trecho era bem legal, com muitas derrapagens controladas, muito bacana de guiar. Todo dia tem sido uma novidade para mim; a cada dia é uma paisagem diferente e um novo estilo de pilotagem a ser adotado”, destacou Peterhansel, que disputa pela primeira vez o Rally dos Sertões.
O francês minimizou o fato de já ter alcançado a liderança da prova. “São quase dois minutos (de vantagem). Só estamos no terceiro dia, e esta diferença não é nada, porque ainda há muito pela frente”, afirmou o piloto, que fez questão de elogiar seu adversário – e amigo. “É muito legal brigar com ele. Conheço o Guiga (Spinelli) há bastante tempo, ele é muito rápido e acima de tudo, um cara muito bacana. A disputa tem tudo para ser bem divertida”, disse.
Caminhões – Os grandalhões tiveram uma etapa sem maiores percalços no terceiro dia de competições. Com uma especial mais rápida, os caminhões da categoria Pesados mostraram a saúde de seus motores e terminaram a disputa na frente dos Leves. O trio formado por Edu Piano, Solon Mendes e Carlos Sales venceu a especial com o Ford Cargo e o tempo de 2h23min09s, exatamente um minuto à frente do Mercedes Atego de Guido Salvini/Flavio Bisi/Fernando Chwaigert. André Azevedo/Maykel Justo/Ronaldo Pinto fecharam com a terceira colocação.
Entre os caminhões Leves, a vitória ficou com Amable Barrasa/Cesar Botas/Raphael Bettoni, com o tempo de 2h27min26s, apenas 16 segundos na frente de Carlos Policarpo/Rômulo Seccomandi/Davi Fonseca. Fernando Birchal e Leo Silva fecharam os três primeiros na subcategoria.
Continua depois da publicidade
No acumulado dos Pesados, Edu Piano lidera com 9h28min09s e é o segundo do geral entre os caminhões. O sorocabano tem exatamente um minuto de vantagem para Guido Salvini e 1min20s para André Azevedo, em disputa extremamente apertada.
Barrasa lidera a soma de tempos nos Leves, com Carlos Policarpo a 1h06min do líder. Birchal e Silva aparecem em terceiro, a 1h18min de Amable.
A etapa desta quarta-feira (22) somará 523 quilômetros, sendo 309 cronometrados, com um pesado deslocamento final de 206 quilômetros. A disputa acontece entre as cidades de Barra do Corda e Carolina, ainda no Maranhão, marcando a “segunda perna” da primeira etapa Maratona desta edição do Sertões.