Os cientistas descobriram que chorar ou dar uma pequena “surtada” pode ser a chave para uma vida mais longa e sinal de boa saúde.

Continua depois da publicidade

De acordo com a pesquisa realizada pela Universidade de Jena, na Alemanha, as pessoas mais contidas sofrem mais de ansiedade e pressão alta. Com o tempo, quem guarda a irritação, o medo e engole muito sapo pode desenvolver doenças graves que afetam o coração e os rins.

O estudo, que avaliou mais de 6 mil pacientes, identificou um grupo em que as pessoas são chamadas “repressoras” e que apresentavam maior risco à saúde. Elas se caracterizam pela maneira que tentam esconder os sinais exteriores de medo e por seu comportamento de defesa, informou o jornal Daily Mail.

Mas, felizmente, a notícia não é de todo ruim para aqueles que tendem as coisas “engarrafadas” dentro de si. Embora possam estar mais suscetíveis a desenvolver certas doenças, a recuperação de uma série de condições pode ser mais rápida. Por causa de sua necessidade de controle, os repressores são muito disciplinados e mais motivados para adaptar seus estilos de vida.

Continua depois da publicidade