A matéria-prima básica de todo administrador são as pessoas. Compreender isso e reconhecer a singularidade de cada ser humano é o primeiro passo para viabilizar a excelência na gestão de recursos humanos e na condução de qualquer processo organizacional. Os administradores nos cargos de gestão devem estar cientes de que cada colaborador tem os próprios conhecimentos, conceitos, virtudes e fraquezas, pois eles contam com referenciais de vida e experiências únicas. Quando se fala sobre a gestão de funcionários no contexto da busca pela inovação, é possível observar ainda mais peculiaridades e desafios.

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A inovação é conhecida como um dos fatores primordiais no fomento à competitividade, mas as ações e os processos inovadores são empreendidos por pessoas arrojadas, que exigem competências diferenciadas de seus gestores. Diante de tal complexidade, sabe-se que desenvolver boas práticas em comunicação, consolidando um processo de diálogo efetivo, pode ser determinante. A sensibilidade do administrador em perceber o potencial dos seus colaboradores permitirá que se consiga de cada um o melhor que pode oferecer, em qualquer segmento de atuação.

Frente ao desafio de desenvolver competências nesse sentido, profissionalizar a gestão é uma das alternativas mais seguras. Administradores são capacitados para desempenhar o papel de maestros, utilizando todas as ferramentas possíveis para atingir os objetivos das organizações e para atender às expectativas de todos os envolvidos nos negócios inovadores.

Deve-se, portanto, permitir o desenvolvimento de um ambiente favorável à criação, ao erro e à reflexão, condições fundamentais para gerar inovação nas organizações. Para tanto, ter visão ampla e perfil abrangente são competências valiosas. O administrador necessita, então, compreender que o valor não está na importância de determinada pessoa, mas sim na sua singularidade e no impacto de suas ações dentro da empresa.

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