Na última quinta-feira, 15, aconteceu o Mutirão da Cidadania na capital de Santa Catarina. A ação da Prefeitura Municipal de Florianópolis, que visa dar suporte aos moradores de rua, ofereceu serviços dos mais variados para estas pessoas que não têm condições favoráveis para sobreviver.
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Outros projetos, como a Passarela da Cidadania, já acontecem diariamente, prestando serviços como refeição, banho e atendimento sócio-assistencial. Já com o Mutirão, foram oferecidos testes para doenças como HIV, Sifílis e Hepatite, além cadastro em banco de empregos e encaminhamentos para cursos. Teve corte de cabelo e barba, além de massagem e oficina de yoga. Também foram feitos cadastros para o CadÚnico, que dá direito à bolsa família e Id jovem.
Além do cadastro de pessoas em situação de rua, o fornecimento destes dados para a Prefeitura de Florianópolis é um dos focos principais, já que os cadastrados foram informados de outros abrigos e serviços ofertados na cidade.
A passarela me acolheu e me fez retomar minhas forças
Adriano Oliveira, ex-residente da Passarela da Cidadania

Estas são as palavras de Adriano de Oliveira, um dos ex-frequentadores da Passarela da Cidadania que, após ter conseguido moradia por conta do atendimento oferecido pelo local, se cadastrou no banco de empregos oferecidos pelo Igeof:
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— Eu era empresário lá no Maranhão. Acabei perdendo tudo após a morte da minha mãe. Estou aqui para arrumar um emprego e comprar os equipamentos para retornar para o meu sonho. Quando eu cheguei aqui eu estava destruído. A Passarela me acolheu e me fez retomar minhas forças — conta.
Vi um morador de rua: o que fazer?
A primeira recomendação é não dar esmolas. A Prefeitura disponibiliza, todos os dias, uma equipe técnica especializada para encaminhamentos dos casos. Segundo a Secretaria de Assistência Social do Município, toda vez que alguém dá algum tipo de esmola para uma pessoa em situação de rua, até mesmo comida, incentiva a permanência nestas condições.
A dica é, assim que presenciar um caso, acionar a equipe de sensibilização ou um dos grupos de abordagem podem ser acionados através do telefone (48) 3223.8566, das 8h às 20h, qualquer dia da semana.