A vacina de reforço Bivalente para a Covid-19 já está disponível para toda a população de Florianópolis com pelo menos 12 anos de idade, segundo informa a Prefeitura da Capital. O imunizante funciona como dose de reforço e pode ser encontrado nos Centros de Saúde do município, Policlínica da Mulher e da Criança e Van da Vacinação.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Com a identificação da circulação de uma nova cepa, foi observado o aumento no número de casos em Florianópolis, por isso, a Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre a necessidade de reforçar o cuidado, a fim de se prevenir contra complicações.
— A orientação é clara: mesmo que você já tenha completado seu esquema vacinal, é essencial receber a dose de reforço. Completar esse ciclo é fundamental para que o impacto da doença seja o menor possível — explica a gerente de Vigilância Epidemiológica de Florianópolis, Ana Cristina Vidor.
Continua depois da publicidade
A importância da vacina Bivalente
O diretor de vigilância epidemiológica (DIVE), da Secretaria Estadual da Saúde, João Augusto Brancher Fuck, reforça a importância da população dos grupos prioritários procurarem um posto de vacinação para tomar a dose de reforço com a vacina bivalente.
— Pessoas que fazem parte dos grupos prioritários são aquelas com mais chances de evoluir para casos graves, serem hospitalizadas e até mesmo morrerem em decorrência da Covid-19 e é isso que nós queremos evitar. Então, a gente pede que a população procure a vacina que é disponibilizada gratuitamente nos postos de saúde de todos os municípios para garantir a proteção contra a doença — explica Fuck, em nota divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde.
Segundo os dados do Vacinômetro COVID-19, até o momento, 89.179 doses da vacina bivalente foram aplicadas na Capital catarinense.
Orientações para a vacinação
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que todas as pessoas com 12 anos ou mais, que tenham recebido ao menos duas doses de imunizantes monovalentes como esquema primário, apliquem a dose de reforço Bivalente. O intervalo mínimo recomendado para a dose de reforço com a Bivalente é de 4 meses, a partir da última dose aplicada anteriormente.
Continua depois da publicidade
A imunização pode ser realizada em todos os Centros de Saúde do município que possuam salas de vacinação ativas, no Imuniza Floripa (localizado na Policlínica da Mulher e da Criança) e na Van da Vacinação.
Em casos de dúvidas, acione o Alô Saúde Floripa, 24h por dia, 7 dias por semana: 0800 333 3233.
Leia também
Justiça nega indenização para técnica de enfermagem com sequelas da Covid-19 em SC
Estado alerta para vacinação contra Covid após confirmação de variante EG.5 em SC