Pesquisadores japoneses identificaram o maior peixe ósseo já capturado no mundo, com incríveis 2,3 mil quilos e 2,72 metros de comprimento. O estudo liderado pela Universidade de Hiroshima foi publicado na revista científica Ichthyological Research no começo deste mês.

Continua depois da publicidade

O animal tem esqueleto feito de ossos, em vez de cartilagem – como é o caso dos tubarões. A espécie Mola alexandrini pode ultrapassar 3 metros de comprimento. Embora o exemplar mais pesado tenha sido capturado em 1996, a identificação correta só foi feita agora por conta das dificuldades relacionadas às pesquisas com esses animais de grande porte.

O exemplar encontrado na costa japonesa havia sido originalmente classificado como da espécie Mola mola, o que foi corrigido pela pesquisa dos cientistas japoneses depois da análise aprofundada. Inclusive, a informação estava presente no Guinness Book, o livro dos recordes, como o maior peixe ósseo já encontrado.

“O peixe ósseo mais pesado do mundo até o momento é um espécime de Mola alexandrini, não de Mola mola“, disse Etsuro Sawai, que liderou o estudo, em comunicado à imprensa.

O pesquisador japonês acredita que possam existir exemplares vivos ainda maiores dessa espécie no oceano. Em 2004, um peixe ósseo com 3,32 metros – mais comprido que o recordista – foi capturado no Japão, mas não foi pesado pelos pescadores.

Continua depois da publicidade