Uma tartaruga-verde morreu após ingerir plástico em Santa Catarina. O caso foi divulgado pelo g1 SC nesta segunda-feira (26). O animal foi entregue bastante debilitado para um período de reabilitação em Laguna, no Litoral Sul, há cerca de uma semana, mas não resistiu. O episódio não é isolado no Estado.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
Durante a necropsia, os pesquisadores encontraram pedaços de plásticos no estômago da espécie. As imagens, compartilhadas no domingo (25) pelos pesquisadores do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMPBS), mostraram a quantidade de lixo presente no corpo do animal.
A tartaruga-verde saiu da lista de animais ameaçados de extinção em 2022, segundo o governo federal. Com a atualização, ela passou para a categoria de quase ameaçada.
Itajaí terá Passeio Ciclístico Rural neste domingo
Continua depois da publicidade
Ao divulgar as imagens da tartaruga morta, o projeto afirmou que relatos de animais mortos com plástico dentro do estômago são cada vez mais frequentes. A exemplo disso, em junho de 2022, um animal da mesma espécie expeliu lixo durante uma semana em Florianópolis.
Em 2019, um lobo-marinho que ingeriu plástico e foi resgatado em Santa Catarina e precisou ficar dois meses em reabilitação em Florianópolis.
*Com informações do g1/SC
Leia também:
Homem morre ao ser espancado com lajota na cabeça em São José
Festival internacional de bonecos reúne mais de 100 apresentações gratuitas em Joinville