Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desenvolveram uma nova tecnologia de teste para avaliar o diagnóstico de covid-19 pela saliva utilizando luz. A formulação foi feita por um grupo do Laboratório de Bioanalítica e Eletroquímica da instituição de ensino. Os estudiosos adotaram uma técnica denominada entre os especialistas de eletroquimioluminescência.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Segundo esta técnica, um sinal elétrico é aplicado na saliva de um paciente. Caso haja o vírus na saliva da pessoa, esse sinal produz uma reação química e mostra o resultado na forma de aparição de luz vermelha, apontando o diagnóstico. Se o aparelho utilizado não ascender, o diagnóstico é negativo.
> Covid-19: acompanhe o avanço da vacinação em Santa Catarina
De acordo com os pesquisadores, é possível obter o resultado do diagnóstico em até uma hora e ele tem precisão semelhante ao do teste laboratorial RT-PCR. O teste indica a presença ou não do vírus e a carga viral. Outra vantagem apontada pelos autores da pesquisa é a análise de 20 amostras ao mesmo tempo.
Continua depois da publicidade
> Painel do Coronavírus: veja dados da pandemia em SC por cidade
O dispositivo utilizado para o teste também pode ser conectado a um smartphone. Assim, ele “roda” sem a necessidade de um técnico especializado para comunicar o resultado do exame realizado.
Leia também:
> Adolescentes suspeitas de matar policial estão apreendidas em Chapecó
> Entenda por que o STF proibiu alguns remédios para emagrecer
> Antonieta de Barros, a defensora da educação na política e na literatura
> Motorista perde o controle do carro e atropela criança em Lages; veja vídeo