Três pesquisadores da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc) foram selecionados entre os mais influentes no mundo na área da ciência. O ranking internacional foi desenvolvido pela editora Elsevier em parceria com a Universidade de Stanford.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Essa seleção dos profissionais mais influentes no mundo todo leva em consideração alguns fatores como a qualidade e relevância dos artigos publicados, além de identificar os pesquisadores mais citados em um banco de dados mundial, o Scopus.

Os três profissionais da Universidade que entraram para esse ranking são: Aleksandro Schafer da Silva, do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), Alexandre Tadeu Paulino, do Centro de Ciência Tecnológicas (CCT) e Alexandro Andrade, do Centro de Ciência da Saúde e do Esporte (Cefid).

Veja quem são

Continua depois da publicidade

— É muito importante para mim e para a Universidade. Fazer ciência no Brasil não é uma coisa fácil, mas quando seu nome está em uma lista entre os pesquisadores mais influentes, é muito gratificante — reflete Aleksandro Schafer, professor do departamento de Zootecnia da Udesc Oeste.

Ele é médico veterinário e produz conhecimento científico há mais de 12 anos. Atualmente, é líder do grupo de pesquisas aditivas e suplementos na nutrição animal em Chapecó. Seus estudos têm como foco a melhoria na saúde e nos produtos destinados aos animais.

Trabalho em conjunto

O professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Alexandro Andrade, também está na lista. Ele desenvolve pesquisas na área da psicologia de esporte, psicologia do exercício e atividade física da saúde. Seus projetos de pesquisa buscam inovação e o maior impacto científico, aplicado em favor da universidade e da comunidade de Santa Catarina. O docente também destaca o trabalho em conjunto realizado por todos na instituição.

— Não seria possível sem a Udesc, meus alunos e orientandos, que formam uma excelente equipe. Eles são fruto deste trabalho e também têm mérito neste resultado — enfatiza Andrade.

Continua depois da publicidade

O professor Alexandre Paulino completa a lista. Atualmente no Departamento de Química da Udesc em Joinville, o profissional atua tanto com temáticas ambientais, associadas ao tratamento de águas e efluentes industriais, quanto com análises químicas de alimentos, metais tóxicos e poluentes orgânicos. 

— Esse reconhecimento é um incentivo para a continuidade dos trabalhos de pesquisa, tanto para nós docentes quanto para nossos discentes, que também fazem parte dessas conquistas — destaca Paulino.

Entenda a seleção

O ranking mais recente foi divulgado em 1º de agosto de 2024. De acordo com a Elsevier, a seleção é realizada anualmente com os 100 mil melhores cientistas pelo c-score, que mede a qualidade e a relevância de artigos acadêmicos ou através da classificação de 2% dos pesquisadores mais citados no Scopus, banco de dados mundial. Os resultados abrangem o desempenho dos cientistas em 22 campos e 174 subcampos científicos. 

*Sob supervisão de Leandro Ferreira

Leia também

Com novas vagas em pedagogia, Udesc lança vestibular para cursos gratuitos em Joinville

Obras de ponte de quase 1 km em SC vão precisar de “reforço” de mais de R$ 100 milhões

Como distribuição de animais transformou Campo Alegre na Capital Catarinense da Ovelha