As fotos que chamaram a atenção nas redes sociais, com ovelhas usando fraldas, mostram um experimento feito em Lages, na Serra de SC. A pesquisa da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) é descobrir a altura ideal de um determinado tipo de grama encontrado no Vale do Itajaí para aumento o peso do animal e a produção de leite.
Continua depois da publicidade
A ampla divulgação das imagens surpreendeu até mesmo os pesquisadores. Nesta quarta-feira, uma das fotos foi para no programa “Mais Você”, da Ana Maria Braga, na Rede Globo. O trabalho, que vem sendo desenvolvido há aproximadamente dois anos, também conta com a participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
Segundo Cassiano Eduardo Pinto, um dos pesquisadores da Epagri no projeto, as fraldas são para que a urina e as fezes desses animais não se percam, pois a diferença no peso também é levado em conta na análise. A grama usada é do tipo missioneira-gigante, espécie que surgiu do cruzamento natural entre a grama missioneira comum e o gramão. Também são utilizados microfones para contar o tempo de mastigação das ovelhas.
– Esta forma de divulgação pela redes sociais é fantástico porque aproxima a população de nosso trabalho e remete ao esforço que está sendo bem empregado. Nós temos que dar um retorno adequado à sociedade com tecnologia e conhecimento – disse Cassiano.
Ouça a entrevista:
Continua depois da publicidade