Uma descoberta realizada por equipe de pesquisa internacional, com a participação de pesquisadoras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), abre novos caminhos para o tratamento de câncer e de doenças autoimunes.

Continua depois da publicidade

O estudo, que foi publicado no final de 2018 na revista científica britânica Nature, revela que a atividade de algumas células imunes pode ser manipulada para aumentar a imunidade contra o câncer ou bloquear doenças autoimunes, como alergia ou colite e também dor crônica. Uma das pesquisadoras da UFSC, Alexandra Natini do Departamento de Bioquímica do Centro de Ciências Biológicas, fala que a pesquisa apresentou duas grandes surpresas.

— Abre possibilidades inestimáveis para o tratamento do câncer.

Participaram do trabalho científico, Alexandra Natini, a pós-doutoranda Débora da Luz Scheffer e da doutoranda Bruna Lenfers Turnes, todas vinculadas ao Laboratório de Bioenergética e Estresse Oxidativo da UFSC. O trabalho foi feito com colaboração internacional de pesquisadores dos Estados Unidos, da Harvard Medical School (EUA), e da Áustria do Insituto Molecular de Biotecnologia.

Continua depois da publicidade