Da bancada do Jornal Nacional para o programa matinal Encontro, Fátima Bernardes pode ter soltado os cabelos, aberto mais o sorriso e até dançado funk no palco. Mas o jornalismo continua presente no dia a dia da apresentadora e também em boa parte do conteúdo da atração lançada pela Rede Globo em junho de 2012.

Continua depois da publicidade

É o que investiga a professora doutora, escritora e também jornalista Roseméri Laurindo no livro O Jornalismo Diversional de Fátima Bernardes, lançado nesta quinta-feira (17) em Blumenau, às 19h30min, na Livrarias Catarinense do Shopping Neumarkt.

Além de analisar 300 programas e de ter participado como público de duas edições de Encontro com Fátima Bernardes, a autora também conseguiu um feito raro: entrevistar, durante uma hora, a jornalista e apresentadora da Rede Globo. Para isso, foi preciso muita insistência: mais ou menos um ano de tentativas com intermediários da empresa.

A conversa está registrada em mais de 20 páginas da obra – que, como resultado de um pós-doutorado na Universidade Metodista de São Bernardo, trata-se de uma pesquisa acadêmica.

Nela, Roseméri busca comprovar a tese de doutorado sobre o autor-jornalista-marca no gênero jornalístico diversional:

Continua depois da publicidade

É um gênero que se coloca entre o sensacionalismo e o elitismo. A presença de Fátima Bernardes no programa garante o jornalismo de entretenimento, a informação que diverte. Ela pode até dançar no palco, e isso não tira a credibilidade quando vai falar e opinar sobre um assunto mais sério – explica a autora.

Fátima concorda com Roseméri. Logo no início da entrevista, comenta: “mudei completamente minha função, o que faço hoje é um programa muito mais de entretenimento, com fundo jornalístico, mas eu sou jornalista do mesmo jeito“.

AGENDE-SE

O quê: Lançamento do livro “O Jornalismo Diversional de Fátima Bernardes”, de Roseméri Laurindo (Primavera Editorial)

Onde: Livrarias Catarinense do Shopping Neumarkt, em Blumenau (Rua 7 de Setembro, 1213, Centro).

Quando: Quinta-feira (17), às 19h30min

Quanto: Entrada gratuita (o livro estará à venda por R$ 29,90)