Uma ferramenta da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) possibilita que pesquisadores, técnicos e a população saibam qual a aptidão climática de cada parcela de terra do meio rural catarinense, ou qual cultura agrícola se adaptaria melhor a uma determinada propriedade rural.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O Sistema de Mapeamento da Aptidão Climática e Fisiográfica (AptClim) está disponível pela internet, e tem como público-alvo pesquisadores, extensionistas, técnicos e tomadores de decisão.
A ferramenta possibilita ao usuário delimitar qualquer área no território de Santa Catarina, ou até mesmo o Estado inteiro, ou um dos municípios.
A aptidão da área é calculada com base em critérios escolhidos pelo usuário, como o período climático (ano inicial e ano final), o ciclo da espécie agrícola ou grupo de espécies (mês/dia inicial e final) e as faixas de valores ideais para cada variável: temperatura média das mínimas, temperatura média das máximas, precipitação média do período e declividade.
Continua depois da publicidade
Variação da aptidão
Com esses dados, o sistema identifica quais áreas dentro daquele território são aptas para plantio da cultura agrícola informada, como o milho, por exemplo.
Além disso, o usuário pode avaliar a adaptação climática de alguma planta ao longo do tempo. O AptClim pode ajudar, por exemplo, em uma análise histórica por período e verificar possíveis mudanças.
O sistema foi desenvolvido por Luiz Fernando Vianna, pesquisador da Epagri. Ele exemplificou o uso do sistema com uma avaliação da aptidão climática da palmeira-juçara nos últimos 40 anos, e percebeu um aumento nas áreas com total aptidão para a planta.
Ele destaca ainda a versatilidade do Sistema, que permite, por exemplo, avaliar os diferentes cenários de aptidão climática por períodos, ou ainda avaliar a influência climática de uma quebra de safra de uma cultura em um determinado ano.
Continua depois da publicidade
Leia também
Até quando vai a chuva na Grande Florianópolis, que soma mais de 260 milímetros em sete dias
Contrato milionário dá à UFSC missão de apontar obras necessárias contra cheias em toda SC