O boom do mercado imobiliário despertou não só a concorrência entre as construtoras da Grande Florianópolis, mas também deixou os consumidores mais exigentes, confirmam os próprios empresários da construção civil.

Continua depois da publicidade

Com tantas opções, as pessoas buscam cada vez mais imóveis com valor agregado. Nesse contexto, a maioria das empresas do setor participantes do 19º Salão do Imóvel – Construfair-SC procura conhecer seus potenciais clientes antes de lançar um empreendimento.

Pesquisa feita com os visitantes deste ano, que começou terça-feira e termina domingo, no CentroSul, revela um perfil do que os compradores estão buscando (veja quadro). A maioria, 37%, busca um imóvel como investimento. Enquanto 24% estão querendo comprar uma casa ou apartamento novo porque precisam de mais espaço. Em relação aos preços, a maioria, 28%, pretendem gastar R$ 200 mil.

Se depender do técnico em telecomunicações Thiago Carlos da Silva, 25, o próximo fim de semana será reservado para decidir o novo endereço dele. O jovem percorreu os estandes da Construfair, ontem à tarde, e conta que ficou interessado em pelo menos três propostas e voltará no domingo para escolher qual o melhor negócio. O objetivo é comprar um apartamento de até três quartos e com valor máximo de R$ 150 mil.

Continua depois da publicidade

E as construtoras estão atentas às novas demandas.

– Nosso público está mais seletivo, sabe o que quer. Nos cobra padrão de acabamento, está atento à qualidade dos materiais usados na obra e a outros diferenciais oferecidos. Nesse momento, conta muito a credibilidade e a experiência empresarial – diz Jorge Giacomelli, diretor de operações comerciais da RDO.

Segundo o dirigente, o segmento tem notado uma migração no perfil dos seus potenciais compradores. Tem contribuído para isso, o fato das linhas de crédito terem melhorado muito, além do poder aquisitivo da Região da Grande Florianópolis ter aumentado.

– Percebemos que muitas pessoas que, hoje, moram em casa, optam por mudar para apartamento, por uma questão de segurança. Também tem um público jovem que está saindo mais cedo da casa dos pais, seja em busca de independência ou mesmo para constituir família.

Continua depois da publicidade

Douglas Hillesheim, diretor comercial da AM Construções, diz que a característica do imóvel depende muito da região. No caso da construtora, que atua basicamente em São José e Palhoça, a maior demanda da clientela são por apartamentos de dois a três quartos.

– Mas nossos compradores querem muito mais. O que pode parecer simples comodidade, é na verdade uma necessidade nos dias atuais. As pessoas querem uma sacada com churrasqueira, cômodos com tubulação para ar-condicionado split, água quente com aquecedor a gás, acabamento em porcelanato em todos os ambientes, além de uma estrutura de lazer completa o condomínio – exemplifica Hillesheim.

Perfil dos visitantes

O Sinduscon/Grande Florianópolis realiza diariamente uma pesquisa de campo junto aos frequentadores do 19º Salão do Imóvel – Construfair-SC. O objetivo é identificar suas demandas e expectativas de compra por imóveis e, consequentemente, o antecipar o potencial de mercado.

Continua depois da publicidade

AS FAMÍLIAS

50% casal com filhos

19% casal sem filhos

11% morador único

6% investidor

14% outros

O QUE ELAS JÁ TÊM

Qualidade do imóvel atual

63% têm imóvel próprio

26% têm imóvel alugado

11% vivem em casa de parentes/amigos

Tipo de moradia atual

52% moram em apartamento

48% moram em casa

Característica do imóvel atual

61% moram em casa com três quartos

31% com dois quartos

2% vivem num imóvel com um quarto

93% imóvel com suíte

7% sem suíte

O QUE ELAS QUEREM

Principais motivos para a compra

37% buscam um investimento

24% querem mais espaço

13% querem sair do aluguel

Em que fase pretende comprar o imóvel

48% pronto pra morar

33% na planta

19% lançamento

O que valoriza na construtora

67% credibilidade/tradição/marca

11% acabamento/qualidade

9% projeto/arquitetura

7% prazo/pontualidade

Atributos indispensáveis

33% quartos ensolarados

19% hidrômetro individual

17% sacada

13% churrasqueira

Quanto pretende gastar (em R$)

28% 200 mil

17% 150 mil

15% 300 mil

6% 100 mil

Fonte: Sinduscon