A Festa do Pinhão tem um público fiel. Pesquisa da Fecomércio-SC mostra que 58,5% dos entrevistados entre os visitantes deste ano já conheciam a festa. E melhor: 99,8% pretendem voltar na próxima edição.

Continua depois da publicidade

Foram 1.244 entrevistas feitas no Parque Conta Dinheiro. O resultado foi antecipado ao DC e será divulgado em evento em Lages, em data a ser confirmada. O levantamento mostra que 31,8% dos turistas têm entre 25 e 34 anos e 84,2% moram em cidades de SC (veja quadro).

Antonio Cesar Arruda, secretário de Administração e presidente da Comissão Central Organizadora da 24ª Festa Nacional do Pinhão, atribui esse último dado à proposta tradicionalista da festa. Segundo ele, as pessoas visitam o evento porque têm algum tipo de ligação com a cidade.

Por outro lado, Arruda também afirma que divulgar a festa nacionalmente com mais publicidade geraria um custo impagável para o evento, além da cidade não contar com número suficiente de leitos para receber um público ainda maior.

Continua depois da publicidade

Outro dado que chamou a atenção é que nenhum turista afirmou ter ido a Lages para visitar pontos turísticos, o que comprova que a festa é o principal motivo de a cidade ser um destino turístico da Serra Catarinense. A isso, Arruda atribui a pouca divulgação da cidade e das suas belezas naturais, pousadas, praças e parques.

– As pessoas ainda precisam entender que Lages não é uma cidade de passagem. Ao contrário, tem muita coisa para se fazer aqui, mas falta as pessoas divulgarem.

O vice-presidente da Fecomércio-SC, Célio Spagnoli, explica que a pesquisa busca ajudar os organizadores a definir melhorias para os próximos anos. Dos entrevistados, 33,3% afirmaram que há coisas a melhorar, como poucas opções de comércio no evento.

Continua depois da publicidade