O mês de julho remete a férias e muitos profissionais aproveitam o período para descansar com a família. Porém, nem todos conseguem se desligar completamente da rotina de trabalho. Estudo realizado recentemente com 722 viajantes brasileiros cadastrados no site de viagens TripAdvisor comprova que quase 75% dos entrevistados checaram seus e-mails profissionais durante as férias.
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A pesquisa aponta que 28% dos entrevistados acreditam que ler e-mails profissionais durante o período de descanso ajuda a reduzir o número de mensagens que terão na volta ao trabalho.Além disso, 18% afirmam que conseguem relaxar mais quando sabem o que está acontecendo no trabalho.
Para 57% dos entrevistados, trabalhar durante as férias faz com que aproveitem menos este momento. A pesquisa da TripAdvisor revelou também que 43% dos entrevistados já tiveram de reduzir o período de férias devido a um compromisso de trabalho.
Para o contador autônomo Laci Ricardo Buss, de 37 anos, o período de férias é reduzido há 13 anos. São cerca de 15 dias entre o Natal e o Ano Novo que ele aproveita para viajar com a família e descansar. Mas nem sempre isso é possível.
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– O telefone fica ligado e sempre recebo ligações do trabalho – diz o profissional liberal, que, embora reconheça a importância de uma pausa, ainda não sabe quando conseguirá tirar um período de 30 dias de descanso.
Para o contador, o acesso fácil à informação – smartphones, tablets, computadores – acaba influenciando os profissionais a se manterrem conectados do trabalho.
Conforme a psicóloga organizacional e consultora da RHi Gestão de Pessoas, Janete Neves, é essencial que o colaborador se desligue completamente no período de férias, pois trata-se de um momento destinado para o descanso.
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Planejar as férias com a família é fundamental
– O colaborador deve aproveitar a convivência com a família, os amigos, ler um bom livro e também reorganizar alguns aspectos da vida pessoal e profissional – avalia.
Janete ressalta que é importante ter planejamento. Caso contrário, o profissional irá se distanciar do escritório, mas continuará com as mesmas preocupações. A psicóloga garante que a pausa é fundamental para as empresas.
– O descanso contribui na redução do estresse, maior produtividade e melhor relacionamento com a equipe. Além disso, durante o período de férias o profissional tende a olhar as situações cotidianas com outra visão – diz.
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Períodos curtos de descanso são opção
Para o escritor e especialista em gestão de tempo e produtividade Christian Barbosa, as férias ou períodos mais curtos de descanso são essenciais para ajudar o colaborador e a empresa crescerem. Além disso, o profissional descansado traz ideias novas, arejadas e disposição para colocá-las em prática quando retorna ao trabalho. Autor dos livros A Tríade do Tempo e Equilíbrio e Resultado – Por que as pessoas não fazem o que deveriam fazer?, Barbosa recomenda tirar férias em períodos mais curtos, de 10 ou 20 dias em vez de 30.
– Dessa forma, o profissional terá a impressão que teve mais tempo de férias e descansará mais. Quando são 30 dias diretos, o tempo parece passar mais rápido e ele não aproveita tanto – comenta.
Barbosa reforça que todos os trabalhadores devem gozar de um período de descanso, inclusive os gestores. É essencial criar processos, ter pessoas-chave na equipe e aproveitar os períodos de feriado para tirar uma folga, porque envolvem menos dias úteis. Quanto à checagem de e-mails de trabalho, ele acredita que o primeiro passo é analisar o perfil da pessoa. Se ela quer resolver os problemas durante as férias e acaba envolvido pelas mensagens, deve esquecer o e-mail neste período. Para evitar o acúmulo na caixa postal, uma sugestão é checar as mensagens mais importantes dois dias antes de retornar ao trabalho. Os que não se deixam abater pelos e-mails podem consultá-los, porém, devem estabelecer limites.
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– Checar as mensagens uma vez ao dia ou a cada dois dias é o suficiente. Afinal, a empresa vai continuar a existir sem a pessoa – conclui Christian Barbosa.
:: Imponha limites
– Antes de tirar férias, transforme as pequenas dúvidas ou procedimentos do dia a dia em processos documentados e devidamente publicados
– Gestores podem aproveitar feriados e períodos sazonais do negócio para tirar uns dias extras de descanso
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– Planeje-se e compartilhe as decisões e projetos com os demais colaboradores previamente. Assim, você evita incômodos fora de hora
Fonte: Christian Barbosa, escritor e especialista em gestão de tempo e produtividade