Homem na faixa dos 24 anos, conectado à internet na maior parte do tempo, fã de Robert Downey Jr., que ignora a existência da TV aberta e não perde um capítulo de Game of Thrones. E adora a Scarlett Johansson, claro. Podia ser um integrante do seriado The Big Bang Theory, mas esse sujeito é um genuíno nerd (ou geek) brasileiro, que emergiu da Pesquisa Omelete 2014.

Continua depois da publicidade

Relembre os personagens nerds mais famosos do cinema e da TV

10 filmes que fazem sucesso no mundo nerd

Com quase 12 mil pessoas ouvidas em todo o Brasil, o levantamento encomendado por um dos principais sites de cultura pop do país revela mais do que um perfil social. O nerd, hoje, é alguém que dita tendências e orienta o mercado.

– Pensem nos maiores blockbusters do cinema, por exemplo, como Homem de Ferro, Os Vingadores, Homem-Aranha e Guardiões da Galáxia. São todos orientados para essa audiência – aponta Pierre Mantovani, CEO do Omelete. – Não à toa, quando os estúdios de Hollywood precisam mostrar suas grandes apostas para alguém opinar antes do corte final, é para nerds e geeks que eles mostram.

Continua depois da publicidade

Essa influência acabou tomando conta especialmente do mercado de cinema, mas também se espraiou para outros segmentos. Hoje, Mantovani observa, a cultura nerd saiu do gueto e virou fenômeno de massa. Muitos dos resultados da pesquisa poderiam, segundo ele, ser encontrados em pesquisas com o público geral:

– O Robert Downey Jr. é um fenômeno entre os geeks e nerds muito por causa do Homem de Ferro, mas, se você fizer um levantamento abrangendo mais gente, ele também deve aparecer entre os primeiros, porque transcendeu o nicho que o tornou famoso nos anos 2000.

O levantamento também mostra que o nerd é um sujeito conservador, fiel a personagens e franquias criados há muitas décadas, como Batman e Star Wars. O máximo de novidade a que eles se permitem é no tocante a TV, onde acompanham as aventuras épicas de Game of Thrones. Mantovani teoriza:

– O que define o DNA do nerd é a paixão. Quando gosta de alguma coisa, ele se aprofunda nela de todas as formas. E, quanto mais antiga a franquia, mais material tem para ele se esbaldar. Embora existam sucessos considerados recentes: O Senhor dos Anéis é praticamente dos anos 2000 e é o filme favorito deles, muito por saber dialogar com esse público, por criar um ecossistema gigantesco de licenciamento.

Continua depois da publicidade

Uma cultura onipresente

Houve um tempo em que roupa com estampa de super-herói só era encontrada na seção infantil. Livros especializados, gibis e bugigangas derivadas tinham direito a tímidos nichos nas grandes livrarias. Hoje, é praticamente impossível entrar em uma loja de departamento e não deparar com araras e mais araras repletas de Homem de Ferro, Thor e Capitão América. Ou precisar desviar de mostruários gigantes de histórias em quadrinhos e brochuras oriundas de games.

A cultura nerd é onipresente e inescapável. Durante a feira de games Brasil Game Show, realizada em São Paulo no início do mês, Saraiva e Lojas Americanas montaram estandes nababescos apenas com produtos voltados para a comunidade nerd – de box de filmes a brinquedos, passando por games e até lingeries inspiradas em super-heróis.

Fernanda Feijó, gerente de estilo da Renner, uma das maiores lojas de departamento do Brasil, explica que a empresa notou esse mercado há cerca de quatro anos. Na época, a ideia era suprir um público carente de produtos locais. Hoje, o quadro é bem diferente.

– Saímos da curva do nicho para entrar na curva da moda, ou seja, quem compra camiseta com estampa do Hulk agora não é só o fã do Hulk – diz.

Continua depois da publicidade

Além de super-heróis das duas maiores editoras de quadrinhos, Marvel e DC Comics, a Renner também aposta em produtos derivados de seriados (The Big Bang Theory, Game of Thrones), filmes (Drácula, Star Wars) e games clássicos da Nintendo e Atari. Para Fernanda, o investimento é seguro porque o segmento irá se manter mesmo quando deixar de ser popular:

– O grande público pode até deixar de se interessar, mas os fãs permanecerão.

O nerd gaúcho

De acordo com a pesquisa do Omelete, a preferência dos nerds do Rio Grande do Sul não difere muito das escolhas feitas pelos fãs de cultura pop no restante do país.

Confira:

Os gaúchos elegeram como preferidos o gênero ficção científica (23%), o filme O Senhor dos Anéis (17%), os atores Robert Downey Jr. (17%) e Scarlett Johansson (18%) e a série Game of Thrones (14%).

Nerds gaúchos estão menos conectados do que a média nacional: 11% ficam mais de 10 horas por dia na rede contra 12% do restante do país.

Continua depois da publicidade

Batman (40%) é o herói escolhido no Estado, e Marvel (24%), a marca mais admirada.

Além de 82% possuírem smartphones, 83% dos gaúchos entrevistados usam internet móvel.

95% dos participantes afirmam que realizam compras online, sendo que 57% com frequência.