A terceira pesquisa Quaest contratada pela NSC, a última antes do primeiro turno das eleições para prefeito de Florianópolis, avaliou também os possíveis cenários de segundo turno na corrida pela prefeitura da Capital. O resultado mostrou que o atual prefeito Topázio (PSD) continua à frente dos possíveis rivais, mas viu a vantagem diminuir no caso da eventual disputa contra Marquito (PSOL).
Continua depois da publicidade
Pesquisa Quaest mostra possível vitória de Topázio no primeiro turno na disputa em Florianópolis
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Confira abaixo os resultados da pesquisa nos dois cenários de segundo turno pesquisados:
Topázio x Marquito
O primeiro cenário, de uma possível disputa entre os candidatos Topázio (PSD) e Marquito (PSOL), o atual prefeito aparece novamente à frente, mas com uma margem menor do que no último levantamento. A pesquisa de 17 de setembro apontava que Topázio venceria Marquito por 58% a 26%. Na pesquisa divulgada neste sábado (5), Topázio aparece novamente com 58%, mas agora contra 31% do candidato do PSOL.
Continua depois da publicidade
Neste cenário, o número de eleitores indecisos era de 6% na pesquisa anterior e agora é de 4%. A quantidade de entrevistados que afirmaram voto nulo, em branco ou que não irão votar era de 10% no levantamento de setembro e agora foi de 7%.
Veja pesquisa sobre possível 2º turno em Florianópolis – Cenário 1
- Topázio (PSD): 58% (eram 58%)
- Marquito (PSOL): 31% (eram 26%)
- Nulo, branco ou não votarão: 7% (eram 10%)
- Indecisos: 4% (eram 6%)
Topázio x Dário
O segundo cenário de segundo turno avaliado foi entre os candidatos Topázio (PSD) e Dário (PSDB). Na pesquisa de 17 de setembro, Topázio venceria o ex-prefeito da Capital por 57% a 26%. No levantamento divulgado neste sábado, a diferença aumentou. Agora, Topázio tem 60% das intenções de voto contra 25% de Dário em um possível segundo turno.
Nesta simulação da pesquisa Quaest, o número de eleitores que se disseram indecisos foi de 7% nas entrevistas de setembro e de 4% no levantamento deste sábado. Já os que pretendem votar nulo, em branco ou não votar neste cenário de segundo turno somavam 11% na pesquisa anterior e agora, 10%.
Continua depois da publicidade
Veja pesquisa sobre possível 2º turno em Florianópolis – Cenário 2
- Topázio (PSD): 60% (eram 57%)
- Dário (PSDB): 25% (eram 26%)
- Nulo, branco ou não votarão: 10% (eram 11%)
- Indecisos: 4% (eram 7%)
O levantamento da Quaest divulgado neste sábado também mostrou que o candidato Topázio, que tem 53% das intenções de votos válidos, pode vencer no primeiro turno nas eleições deste domingo, no limite de erro da pesquisa.
A pesquisa foi encomendada com exclusividade pela NSC e ouviu 1 mil pessoas entre 3 e 4 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número SC-04255/2024.
Decisão de voto
A Quaest também perguntou aos entrevistados se a decisão de voto informada na pesquisa era definitiva. Para 77% dos eleitores ouvidos o voto será mantido no dia 6 de outubro. No levantamento anterior, de setembro, esse número era de 56%. Outros 23% disseram que ainda podem mudar a escolha até o momento de ir à urna. Na pesquisa anterior, esses eleitores representavam 44% do total.
Continua depois da publicidade
Entre os eleitores de Topázio, 84% disseram que a escolha é definitiva, enquanto 16% admitiram a possibilidade de trocar de voto. No grupo dos que pretendem votar em Marquito, essa proporção foi de 80% de decididos contra 20% dos que ainda podem mudar. Entre os eleitores de Dário, a divisão mostra que 66% consideram a escolha consolidada, contra 33% que ainda afirma que pode mudar de decisão até o dia da eleição.
Desempenho no debate
A Quaest também perguntou aos entrevistados quem se saiu melhor no debate entre os candidatos promovidos pela NSC TV, o último antes do primeiro turno das eleições, na quinta-feira (3). A pesquisa espontânea mostrou que 19% dos candidatos citaram o candidato Topázio e 10% consideraram Marquito o melhor no debate. Dário e Pedrão foram escolhidos por 4% cada, Lela, por 3%, e Portanova, por 1%.
Expectativa de vitória
A pesquisa Quaest também avaliou a chamada expectativa de vitória, que é quem o eleitor acredita que irá vencer a eleição, independentemente de quem receberá o seu voto. Nesta pergunta, o candidato Topázio (PSD) aparece na frente, com 71% das respostas. Na pesquisa anterior, de setembro, ele havia somado 67%.
Dário (PSDB) teve 8% das respostas — no levantamento anterior, teve 12%. Marquito (PSOL), que foi citado como o provável vencedor por 3% dos entrevistados em setembro, agora foi lembrado por 6%. Os outros candidatos somados representam 4% nas duas pesquisas. Os que não sabem ou não responderam totalizam 11% — eram 14% na abordagem anterior.
Continua depois da publicidade
Independente de quem você vai votar, quem você acha que vai ganhar a eleição?
- Topázio (PSD): 71% (eram 67%)
- Dário (PSDB): 8% (eram 12%)
- Marquito (PSOL): 6% (eram 3%)
- Outros: 4% (eram 4%)
- Não sabem/não responderam: 11% (eram 14%)
Leia também
Reta final das Eleições 2024 em SC tem trocas de farpas, olho em 2026 e briga pelo 2º turno
Eleições 2024: Prazo para baixar e-Título acaba neste sábado; veja como baixar
O que pode e o que não pode no último dia antes das eleições