A pesquisa Quaest para a prefeitura de Florianópolis nas Eleições 2024, contratada pela NSC, avaliou também o grau de conhecimento, potencial de voto e rejeição dos candidatos a prefeito da Capital.
Continua depois da publicidade
Pesquisa Quaest mostra Topázio na frente e empate técnico entre Dário e Marquito em Florianópolis
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O nível de conhecimento reflete o quanto os eleitores conhecem os candidatos. O potencial de votos aponta a proporção de eleitores que poderiam votar em determinado candidato já conhecido por eles. Por fim, a rejeição indica quando os eleitores afirmam que não votariam neste candidato conhecidos por eles. Aos entrevistados que não conhecem o candidato não foram feitas perguntas sobre o potencial de votos e a rejeição.
No levantamento, Topázio (PSD) aparece com 56% de potencial de voto – eleitores que conhecem o candidato e afirmam que poderiam votar nele. Outros 11% afirmaram não conhecê-lo, e 30% afirmaram que conhecem o candidato e não votariam nele, o que indica a rejeição. Por fim, 3% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.
Continua depois da publicidade
Dário (PSDB) tem 37% de potencial de voto. Uma parcela de 16% afirmou não conhecê-lo e 43% dos entrevistados afirmaram que o conhecem, mas que não votariam no candidato, o indicador da rejeição. Quatro porcento dos eleitores não souberam ou não quiseram responder sobre ele.
Marquito, do PSOL, e Pedrão, do PP, tiveram empate nesta parte da pesquisa. Em ambos os casos, 25% dos entrevistados que disseram conhecê-los e que poderiam votar neles. Outros 45% disseram não conhecê-los, e 28% disseram conhecê-los, mas rejeitar o voto nesses nomes. Outros 2% dos eleitores não souberam ou não quiseram responder.
Lela, do PT, é apontado como possibilidade de voto para 16% e não é conhecido por 62% dos entrevistados. Outros 20% disseram conhecê-lo, mas que não votariam nele. Veja abaixo os dados de todos os candidatos.
A pesquisa Quaest foi contratada com exclusividade pela NSC e ouviu 852 pessoas entre 24 e 26 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número SC08197/2024.
Continua depois da publicidade
Conhecimento, potencial de voto e rejeição em Florianópolis
Renato Igor: Pesquisa mostra voto não cristalizado e cenário aberto em Florianópolis
Ânderson Silva: Topázio corre por vitória em 6 de outubro e adversários lutam por segundo turno
Avaliação do governo Topázio em Florianópolis
A atual gestão do prefeito Topázio Neto também foi avaliada pela pesquisa Quaest contratada pela NSC. No total, 50% dos eleitores disseram avaliar o governo como positivo. Para 31%, a avaliação da gestão é regular, enquanto para 14% o trabalho da atual administração é visto de forma negativa. Outros 5% não souberam ou não quiseram responder.
Para 47%, escolha do voto é definitiva
A pesquisa Quaest também perguntou aos eleitores se a escolha de voto é definitiva ou pode mudar até o dia da eleição. No total, 52% dos entrevistados disseram que a escolha pode mudar, enquanto outros 47% disseram que a opção é definitiva. Um porcento não soube ou não quis responder.
Quem são os candidatos a prefeito de Florianópolis
Continua depois da publicidade
Leia também
Pequenas cidades concentram maioria das denúncias eleitorais em SC
Ex-aliados estão em lados opostos nas Eleições 2024 em cidades de SC
Como são feitas as pesquisas eleitorais e novas regras em 2024