A Páscoa representa para o mercado a venda de itens característicos, como os chocolates e ovos de Páscoa, e também bacalhau, azeitonas, azeites e vinho tinto. Com a chegada do feriado, a venda desses produtos aumenta, e os preços podem variar bastante. É o que mostra o Dashboard de Análise do Varejo do aplicativo ClickSuper.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

A pesquisa analisou 52 estabelecimentos da Grande Florianópolis entre os dias 23 de fevereiro e 8 de março, e identificou o mesmo padrão do período de Natal e Ano Novo, porém em maior escala.

Dentro do período analisado, as maiores variações ocorreram no preço do bacalhau, azeites e vinhos tintos. O peixe em posta registrou uma variação de até 66% entre os estabelecimentos, variando de R$ 69,99 até R$ 199,00.

Outros itens que tiveram um índice alto de variação identificados pela pesquisa foram o azeite e o vinho tinto, com 59% e 56%, respectivamente.

Continua depois da publicidade

Já os ovos de Páscoa tiveram variações de 28% até 37% neste ano. As barras de chocolate gourmet surgiram como alternativa aos ovos nesta Páscoa, com número de pesquisas no aplicativo três vezes maiores, mas também tiveram variação, de até 60%.

Conforme o CEO da ClickSuper, Rodrigo Pedrozo, é importante ficar atento a prática, comum em outras épocas festivas como a Black Friday, de aumentos no preço seguido de promoções.

— É importante que o consumidor inicie as pesquisas com antecedência pois podemos notar aumentos significativos de preço, seguidos de redução na semana do feriado para acusar a falsa sensação de desconto ou promoção — destaca.

Leia também

Nova regra de ICMS para bebidas “quentes” vai beneficiar 311 mil empresas em SC