Uma nova pesquisa da Austrália sugere que o tamanho não importa, revelando que o pênis é apenas um pequeno colaborador (sem trocadilho…) para seduzir. A atratividade de um homem para uma mulher, os pesquisadores descobriram, depende, em parte, de um trio de aspectos: altura, forma do corpo e, somente em terceiro lugar, o tamanho do pênis.
Continua depois da publicidade
Algumas mulheres preferem pênis mais longos, outras dizem que gostam dos mais grossos, e ainda outras alegam que o tamanho não importa.
A maioria dos estudos feitos sobre o assunto perguntavam a mulheres, diretamente, sobre suas preferências. O pênis não existe em um vácuo, no entanto, então biólogos, liderados por Brian Mautz, que lecionava na Universidade Nacional Australiana em Acton, questionaram como o tamanho do pênis interage com traços do corpo que geralmente são considerados atraentes ou viril.
Usando dados de um grande estudo de homens italianos, os pesquisadores criaram 343 figuras masculinas geradas por computador, que variavam de tamanho do pênis, bem como de altura e largura dos ombros, que outras pesquisas ligadas à atratividade e sucesso reprodutivo nunca usaram.
Continua depois da publicidade
Mautz e seus colegas transformaram as figuras em vídeos curtos e as projetou, em tamanho real, em uma parede, para visualização por 105 mulheres. Cada mulher assistiu a um conjunto aleatório de imagens e avaliou a sua atração por potenciais parceiros sexuais, usando uma escala de 1 a 7.
– A primeira coisa que descobrimos foi que o tamanho do pênis influencia atração -, diz Mautz. “Há algumas ressalvas a isso, e a primeira é que a relação não é uma linha reta.” Mautz notou que a atração aumentou rapidamente até um comprimento de pênis, flácido, de 7,5 centímetros (flácido) e, em seguida, começou a desacelerar, a equipe relata na revista Proceedings, da National Academy of Sciences da Austrália.
O motivo, Mautz diz, é que o tamanho do pênis não é a única coisa que importa. Ele interage com outras características, e seu efeito depende se os outros traços são já atraentes. Se um dos homens era alto e com visual mais masculino, com torso em forma de V, ombros largos e quadris mais estreitos, por exemplo, era considerado mais atraente que os mais atarracados, independentemente do tamanho do pênis.
Continua depois da publicidade
Mas o aumento no tamanho do pênis contou pontos para a escolha do parceiro: um pênis menor, desde que em um homem com ombros largos, fez mais sucesso que um grande, em um homem de ombros estreitos.
Por exemplo, um modelo de 1m85cm de altura com um pênis de 7 cm de comprimento (flácido) tem uma pontuação média para atratividade. Para obter essa mesma pontuação, um modelo de 1m70cm precisava de um pênis de cerca de 11cm de comprimento.
Para realmente colher os benefícios de ter um pênis grande, o homem precisa ser atraente em outras partes do corpo, em primeiro lugar, conclui Mautz. Se ele não é, mesmo que tenha o maior pênis do mundo, não vai lhe adiantar muito.
Continua depois da publicidade
Que o tamanho importa, mas que isso só é importante num contexto com outras características, faz sentido, porque corpos proporcionais são atraentes, diz Adam Jones, um biólogo que estuda a seleção sexual e escolha de parceiro na Texas A & M University, em College Station, e que não estava envolvido nesta pesquisa.
Mas ele alerta que as projeções na parede não são nenhum substituto para a vida real. Só porque uma mulher prefere um homem com um pênis grande não significa que ela vai encontrar um. Isso é bom, Jones diz, porque obstáculos como a competição com outras mulheres poderia colocá-la com um homem que vem com um pênis avantajado, mas um intelecto mal desenvolvido.