Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Columbia, de Nova York, nos Estados Unidos, desenvolveu um método para investigar a relação entre o mês de nascimento com a chance de contrair algumas enfermidades. Por meio da observação de bases de dados médicos da cidade americana, especialistas descobriram 55 doenças correlacionadas à época em que o individuo nasceu.
Continua depois da publicidade
Pesquisa mostra relação entre alergia a amendoim e asma
Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade apresenta sintomas diferentes entre os adultos
Nicholas Tatonetti, professor da Universidade de Columbia, acredita que os resultados do estudo – publicados no Journal of American Medical Informatics Association – podem ajudar a descobrir novos fatores de risco para certas epidemias, o que pode acelerar novos tratamentos.
Continua depois da publicidade
Pesquisas anteriores já haviam identificado ligações entre a estação do ano na qual a pessoa nasceu com a chance dela desenvolver doenças como a asma, por exemplo, embora não há indícios de estudos em grande escala sobre o assunto. Esses e outros dados motivaram os cientistas de uma das mais renomadas universidades do mundo a confrontar 1.688 doenças com a data de nascimento e o histórico médico de 1,7 milhão de pessoas. A análise foi realizada entre os anos de 1985 e 2013.
Conforme os resultados, o risco de um bebê sofrer com asma é maior para os que nascem nos meses de julho e outubro. Mas os autores destacam também uma pesquisa dinamarquesa que sugere que a incidência para essa doença seja mais alta para quem nasce em maio e em agosto – quando os níveis de luz solar da Dinamarca se assemelham às da cidade de Nova York em julho e outubro.
Uso de antibióticos não aumenta risco de asma, aponta pesquisa
Crianças com TDAH têm maior risco de obesidade e sedentarismo na adolescência
Ainda de acordo com o levantamento, as 675 ocorrências de Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) podem estar relacionadas aos nascimentos em novembro. Essa conclusão também foi observada em uma pesquisa realizada na Suíça.
Continua depois da publicidade
Com o propósito de investigar a variação de resultados, os responsáveis pelo levantamento pretendem ampliá-lo para outras localidades dos Estados Unidos e também do mundo, considerando influências como a mudança de estações e fatores ambientais dos locais.
Os testes também conseguiram associar nove tipos de doenças cardíacas com pessoas que nasceram em maio. Esses indivíduos foram mais propensos a sofrer com fibrilação atrial – tipo comum de arritmia cardíaca, em que o ritmo dos batimentos cardíacos é, em geral, rápido e irregular.
Leia mais notícias sobre saúde
– Apesar de serem resultados significativos, eles não podem criar preocupação na população, pois o risco relacionado ao mês de aniversário é relativamente menor em comparação a outros fatores mais influentes – ressalta Tatonetti.
Continua depois da publicidade