O verão ainda está longe do fim, mas se depender da percepção de empresários do Litoral Norte esta temporada promete ser uma das melhores dos últimos anos. Pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), obtida em primeira mão pelo Grupo RBS, revela que apesar dos problemas de trânsito e infraestrutura nas cidades, o movimento cresceu em 76% dos estabelecimentos consultados na região e foi considerado bom ou excelente pelos proprietários de 96%.
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Confira os números completos da pesquisa no Litoral Norte catarinense
O aumento na demanda turística – a maior entre todas as regiões – é o principal dado que destaca o Litoral Norte dentro de Santa Catarina, onde 100 estabelecimentos foram pesquisados pela Abrasel ao longo da faixa litorânea. O crescimento é impulsionado por Balneário Camboriú, que atrai milhares de turistas vindo de várias cidades do estado e do país.
– Balneário é hoje uma potência de turismo e isso influencia toda a região – comenta o presidente da Abrasel em Santa Catarina, Fábio Queiroz.
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Outra peculiaridade da pesquisa diz respeito à origem do turista brasileiro. Enquanto paulistas e gaúchos são maioria em Florianópolis e nos litorais Sul e Centro, quem mais frequenta os bares e restaurantes são os paranaenses. Reflexo, conforme Queiroz, dos diferentes estilos das praias catarinenses.
– O paranaense já tem o hábito de ficar no Litoral Norte, já é quase um “quinta de casa” pra ele. Já os paulistas que vão pra longe de São Paulo procuram um lugar mais com o estilo de Florianópolis – pondera.
Problemas
Na análise dos donos de bares e restaurantes, três problemas são comuns a grande parte dos 100 locais pesquisados. Por aqui a situação não é diferente, e o trânsito e as deficiências de infraestrutura (principalmente falta de água e luz) são apontadas como complicações no início de temporada por 60% dos entrevistados.
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O terceiro obstáculo é relacionado à dificuldade em contratar novos funcionários para o verão. Dos proprietários ouvidos, 63% relatam que foi mais complicado admitir colaboradores nesta temporada, se comparado ao ano anterior. Segundo o presidente da Abrasel, hoje esse problema já é conhecido por quem atua no setor e a maioria dos empresários busca soluções ao longo de todo o ano.
– A mão de obra está escassa em vários segmentos, mas o nosso mercado ainda traz agravantes. Mesmo remunerando bem, muitas pessoas não querem trabalhar à noite, nos fins de semana ou em feriados – destaca Fábio Queiroz.
Poder aquisitivo e número de estrangeiros se mantêm estáveis
Entre os estabelecimentos pesquisados em todo o Estado, o fluxo de clientes foi bom ou excelente para 91% dos entrevistados. E o poder aquisitivo dos consumidores não foi fator preponderante, já que para cerca de 65% dos pesquisados esse índice se manteve estável.
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Tanto para Florianópolis quanto para o restante do litoral, o número de turistas estrangeiros continuou nos mesmos moldes do ano passado – 60% dos entrevistados tiveram essa percepção. Perguntados sobre o turismo interno, os paulistas continuam ocupando a liderança estadual, conforme avaliação de 40% dos proprietários.
Já o que mais incomodou a todos que participaram do levantamento foram os entraves gerados pela falta de infraestrutura urbana e turística. Em todo o litoral, 50% tiveram reclamações quanto à falta de água, luz ou o trânsito, principalmente no Litoral Norte e em Florianópolis. Perguntados sobre as principais melhorias, 47% dos pesquisados em toda a faixa litorânea indicaram a alternativa “nenhuma”, enquanto na Capital esse índice ficou em 71%.