Dados que começaram a circular nas redes sociais nesta segunda-feira mostram que o assédio tem se tornado algo comum na rotina das mulheres. Das 8 mil participantes da pesquisa on-line proposta pela jornalista Karin Hueck, e também publicada na página virtual da revista Época, 99,6% já passaram por alguma situação constrangedora, seja na rua, transporte público, trabalho ou balada. A pesquisa faz parte da campanha Chega de Fiu Fiu, ligada ao blog Think Olga.

Continua depois da publicidade

As entrevistadas responderam 17 perguntas que vão desde cantadas até ações físicas. A maioria afirmou que já deixou de ir a algum lugar por medo de assédio, que já foi agarrada na balada e que já foi xingada porque disse não às cantadas. Além disso, grande parte das mulheres alegou não responder às cantadas por medo.

A campanha Chega de Fiu Fiu, onde está a pesquisa completa, mantém uma página para publicação de materiais contra a intimidação e também recebe contribuições de depoimentos. O site é administrado pela jornalista Juliana de Faria.

Continua depois da publicidade