Pesquisa salarial realizada pela agência de empregos Catho confirma a valorização dos cargos ligados às engenharias em Joinville. Na lista dos 15 salários mais altos na cidade, sete pertencem a funções com este perfil, incluindo os três primeiros lugares.

Continua depois da publicidade

O cargo que paga mais é o de engenheiro de projetos, com média salarial de R$ 6.955,38, valor acima da média nacional para esse cargo, que é de R$ 6,4 mil, segundo o site da Catho.

Essas vagas são ocupadas por profissionais formados em diferentes engenharias, como civil, mecânica e de automação. O levantamento, que não inclui cargos de gestão, faz parte de uma pesquisa nacional realizada em fevereiro deste ano, e ouviu 1.559 pessoas no município.

O estudo também revela quais os cargos que valorizaram mais de um ano para o outro. Em Joinville, a média salarial que registrou maior elevação de 2013 para 2014 foi a de engenheiro de qualidade: 87,1%.

Continua depois da publicidade

O vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos de Santa Catarina (ABRH-SC), Pedro Luiz Pereira, afirma que somente grandes corporações na cidade contam com o cargo de engenheiro de qualidade. Em Joinville, explica, o maior número de vagas está ligado às engenharias mecânica, elétrica e civil, por isso, a valorização das engenharias de modo geral não o surpreende.

Mercado aquecido

Para o presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC), Carlos Alberto Kita Xavier, o resultado reflete o mercado aquecido, especialmente em Santa Catarina, que apresenta o maior número de vagas de trabalho do País.

– O desenvolvimento de Santa Catarina é um caso atípico, bem acima da média nacional, e, além disso, o governo federal realiza várias obras e quando o mercado está aquecido, o setor tecnológico também aquece e a remuneração acompanha – explica.

Continua depois da publicidade

Xavier salienta que a valorização do engenheiro de qualidade se deve às exigências do mercado internacional, que obriga as empresas a investir nessa área e à qualificação do profissional, raro de encontrar, devido ao domínio tanto de qualidade, quanto de segurança e sustentabilidade.

Gerente com MBA ganha 67% a mais

A pesquisa da agência Catho mostra que graduação e MBA podem elevar o salário de gerentes em até 67%. Mestrado e doutorado têm um peso significativo sobretudo para os profissionais com perfil mais especializado, como professores, arquitetos, médicos e engenheiros, chegando a aumentar o salário nesse grupo em até 90%, indica a pesquisa.

Já para os executivos, o ganho é de 5%. O domínio de mais de um idioma eleva o salário de diretores em 86%.

Continua depois da publicidade