A saúde vai mal e os negócios vão bem. Este pode ser o resumo de uma pesquisa encomendada pela Tear Escola de Negócios, aplicada em março pela Litz Estratégia, que mostra a impressão de moradores e empresários têm sobre Balneário Camboriú. Os resultados serão apresentados oficialmente hoje, em um encontro no Reserva Praia Hotel, em Taquaras. Nas duas pesquisas feitas (uma só com pessoa física e outra com pessoa jurídica), o índice com pior avaliação é a saúde.
Continua depois da publicidade
A primeira parte da pesquisa mostra a resposta dos moradores. Foram 604 entrevistados e foi feita a seguinte pergunta: “Informe a imagem que você possui das seguintes instituições de Balneário Camboriú”. A cada opção, deveria responder se achava o serviço ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo. E foram os hospitais públicos que tiveram a pior avaliação. No total, 41,6% consideram a imagem ruim ou péssima. Para cada setor foi dado uma nota entre 0 e 5 e os hospitais tiveram 2,7.
Foram 208 os representantes de empresas entrevistados e a pergunta feita para eles foi: “Qual seu grau de concordância com os aspectos a seguir”, e as opções eram: concordo totalmente, concordo, nem concordo/nem discordo, discordo e discordo totalmente. No aspecto sobre saúde pública, a média foi 2,5 e 50% discordam que a rede de saúde pública da cidade atende bem as pessoas.
Para o mestre em sociologia política e professor da Univali, Sérgio Saturnino Januário, o resultado da pesquisa aponta uma realidade comum a maioria das cidades brasileiras.
Continua depois da publicidade
– Podemos dizer que a saúde já é uma pauta negativa – resume.
Outro ponto interessante na pesquisa é sobre a Câmara de Vereadores. A casa ficou com a segunda pior média, com nota 2,9. Só que 30% dos entrevistados não soube responder ou disse não conhecer. Para Januário, um indício normal.
– A pesquisa foi feita em março e a Câmara teve pouco tempo para mostrar serviço. Mesmo assim, a gente sabe que setores públicos têm mais rejeição – comentou.
Boa imagem
A entidade com melhor avaliação foi o Corpo de Bombeiros. Entre os entrevistados, 58,9% consideram boa a imagem da corporação e 26,2%, ótima. Um orgulho, segundo o tenente-coronel Walter Póvoas Júnior, comandante do batalhão na cidade.
Continua depois da publicidade
– Nos deixa muito felizes, mas por outro lado com uma responsabilidade dobrada para manter e melhorar a nossa atuação. Acredito que o nosso diferencial é o investimento na capacitação humana, que reflete diretamente no atendimento à população – acredita.