Uma pesquisa de intenção de voto divulgada nesta segunda-feira (22) mostra Kamala Harris empatada tecnicamente com o republicano Donald Trump. O ex-presidente está com 47% e Kamala com 45%. A atual vice-presidente é a favorita a assumir a candidatura democrata, após a desistência de Joe Biden. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

A pesquisa foi realizada pelo Morning Consult nos dias 21 e 22 de julho, após a renúncia do atual presidente da corrida eleitoral. No total, 900 eleitores democratas foram entrevistados. A margem de erro do estudo é de três pontos percentuais, ou seja, a porcentagem de Trump pode flutuar entre 44% e 50%, e a de Kamala entre 42% e 48% — por isso o empate técnico.

Segundo a Morning Consult, Harris está à frente de Biden na disputa contra Trump. O presidente tinha seis pontos percentuais de desvantagem em relação ao republicano; já Kamala tem desvantagem de dois pontos.

O levantamento mostrou também que 65% dos eleitores democratas apoiam Kamala Harris para liderar a chapa do partido no lugar de Biden. Segundo o instituto, o número de apoiadores dessa questão mais que dobrou em relação ao final do mês passado, após o primeiro debate presidencial.

Continua depois da publicidade

Kamala Harris já tem número de delegados para ser candidata

Kamala Harris já tem o número suficiente de delegados para ser nomeada candidata à presidência, segundo levantamento da agência Associated Press. A decisão sobre quem irá encabeçar a chapa ainda não foi tomada pelo partido republicano.

A Associated Press ouviu delegados democratas que irão votar para escolher o candidato do partido na eleição presidencial de novembro. Às 23h desta segunda-feira (22), Kamala alcançou a marca de 2.579 delegados — são necessários 1.976 para a nomeação. O levantamento foi baseado em entrevistas individuais, além de declarações públicas de delegados e comitês estaduais.

O nome do partido para disputar a eleição presidencial será anunciado até 7 de agosto, de acordo com o presidente do Comitê Nacional Democrata. Uma votação virtual com os delegados pode acontecer a partir do dia 1º.

Já a convenção do Partido Democrata está marcada para ocorrer entre os dias 19 e 22 de agosto. O evento oficializará o candidato que disputará a eleição.

Continua depois da publicidade

Leia também

Lula diz que ficou assustado com fala de Maduro sobre “banho de sangue” na Venezuela

Qual é a fortuna de Kamala Harris, que pode substituir Biden em candidatura democrata nos EUA

Quem é o novo senador de SC que vai assumir vaga na próxima semana