As mulheres estão transformando a corrida de rua. É o que diz a pesquisa “Por dentro do corre”, realizada pela Olympikus em parceria com a Box1824. O estudo foi feito para traçar um retrato de quem corre no Brasil e mostrou que mesmo não sendo a maioria, 56% das mulheres entrevistadas começaram a correr há menos de um ano.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

A corrida de rua é o quarto esporte mais praticado no Brasil hoje com 12% da preferência de quem faz atividade física, atrás da caminhada (39%), da musculação (23%) e do futebol (15%). Do número de praticantes da corrida, 58% são homens e 42% são mulheres.

Veja também: Exemplos de alimentos pré-treino ideais

Continua depois da publicidade

O “boom” da corrida entre as mulheres

No entanto a pesquisa mostra que as mulheres estão cada vez mais escolhendo a corrida como atividade física. Do total de pessoas que correm há menos de um ano, 56% são mulheres, enquanto 38% são homens.

O “boom” da corrida nos últimos anos pode ser explicado por vários fatores. As redes sociais e a pandemia são alguns dos pontos que explicam o crescimento da prática.

  • O efeito TikTok: 65% dos corredores afirma consumir conteúdo sobre corrida nas redes sociais. Os conteúdos compartilhados na rede ajudam a aumentar a ideia de que qualquer um pode correr.
  • Corrida como porta de entrada: quem corre pratica em média outros 3,9 esportes, como musculação, caminhada ou futebol.
  • Depois da pandemia: 75% das pessoas que correm hoje no Brasil começaram a correr entre 2021 e 2022 e não pararam mais, em busca de recuperar a saúde mental depois do lockdown.
  • Saúde total: 83% de quem respondeu a pesquisa escolheu a corrida por ser um esporte que cuida da saúde como um todo: físico, mental e mais.

Um outro ponto importante da pesquisa é a prova de que começar a correr também pode inspirar outras pessoas a começarem também. Os entrevistados responderam que 47% dos corredores se inspiram em pessoas comuns para correr, sejam amigos, familiares ou companheiros.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Hábitos dos corredores brasileiros

  • Corre em média 3 a 4 vezes por semana
  • Em média corre 9,2km por semana
  • 61% prefere corre nas ruas, 43% em parques e 35% em esteiras
  • 23% dos corredores participam de provas
  • Fone de ouvido, shorts com bolso e garrafinhas de água são os acessórios mais importantes para os corredores

Leia também

O que é Hyrox e como a modalidade pode desbancar o CrossFit

*Pablo Brito é estagiário sob supervisão de Diogo Maçaneiro