Pesquisa feita pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) mostra que 33,2% das principais pesquisas do Norte do Estado estão em ótimo ou bom estado de conservação. No País, 37,3% estão nesta situação.

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A única mudança em relação ao levantamento feito em 2011 foi o rebaixamento da classificação dos seis km da BR-376, entre a divisa com o Paraná e Garuva. Este trecho é compartilhado com a BR-101.

A maior rodovia da região, a BR-280, que liga São Francisco do Sul a Canoinhas, com 229 km, está em estado regular. A pavimentação foi considerada de ótima qualidade e a sinalização, regular. O ponto fraco está na geometria da pista (as características).

A BR-101, a rodovia mais movimentada, está em ótimo estado, avalia a entidade. Os destaques são a sinalização e o asfalto. A geometria foi considerada boa. Mas a avaliação não é compartilhada por usuários do trecho.

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O vice-presidente da Federação das Indústrias (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, diz que as condições melhoraram, mas ela não pode ser avaliada como boa.

– Nenhuma rodovia está boa. A BR-101 foi executada com conceito antigo, a pista tem ondulações, e as curvas e subidas estão fora do padrão.

As duas piores rodovias da região estão no Planalto Norte. As ligações de Canoinhas com a BR-116 (SCT-477) e com Porto União (SCT-280) foram consideradas de má qualidade. Desde 2009 que elas estão nesta situação.

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Expectativas direcionadas para a duplicação da 280

A principal expectativa dos empresários da região está em relação aos 74,5 km da BR-280, que trecho que liga o porto de São Francisco a Jaraguá. O desejo de duplicação está mais próximo.

As propostas do primeiro lote, entre Guaramirim e a BR-101, devem ser abertas em 26 de novembro. Segundo o DNIT, o edital dos outros dois trechos deve ser anunciado até dezembro.

Em 2013 deve ser realizado um estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para entender as necessidades da duplicação da BR-280 entre Corupá e Canoinhas.

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O trecho vai ser contemplado com obras do contrato de recuperação e manutenção de rodovias federais. As melhorias nos acostamentos, restauração de pista, vias laterais e de sinalização estão em fase de licitação.

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