Crianças e pré-adolescentes que gostam de alface, não jogam lixo no chão, têm o próprio celular e adoram games da internet e o seriado Todo Mundo Odeia o Chris. Esse é o perfil da maioria dos 102 entrevistados de oito a 12 anos que participaram, com autorização dos pais, de uma pesquisa realizada pelo Instituto QualiBest. O estudo, que contou com famílias de classes A, B e C, tem como objetivo “oferecer apoio ao desenvolvimento de produtos, campanhas e serviços voltados a este público”.

Continua depois da publicidade

Confira as estatísticas:

::: Meio ambiente

:: Quando questionados sobre os hábitos praticados para manter o planeta mais saudável, a maioria dos participantes revelou fechar a torneira ao escovar os dentes (85,3%), nunca jogar lixo no chão (83,3%), não deixar as luzes acesas (70,6%) e não demorar no banho (59,8%).

Continua depois da publicidade

:: Economizar papel é uma das medidas adotadas por 52,9% dos entrevistados. Dentre outras atitudes, separar o lixo reciclável faz parte do cotidiano de 37,3% e reutilizar embalagens já é rotina para 29,4%. Ao todo, apenas 2,9% disseram não fazer nada.

::: Alimentação e saúde

:: Ao mesmo tempo em que os números demonstram que grande parte das crianças consome muitos alimentos processados – salsicha (67%), linguiça (65%), nugget (58%) e hambúrguer (50%) -, é elevado o percentual que se alimenta com produtos de boa qualidade nutricional durante o almoço e jantar: arroz (98%), carne (91%), feijão (88%), macarrão (76%) e frango (73%).

:: Além disso, o consumo de alface nas principais refeições também surpreende, pois 72% dos entrevistados disseram comer a verdura com frequência, especialmente as meninas. Quando o assunto é batata, 64% mencionam a frita como preferida, seguida de purê (51%) e cozida (36%).

Continua depois da publicidade

:: Com relação ao café da manhã, a bebida que predomina entre a maioria é o leite com chocolate (83%). Frutas e sucos são consumidos por 33% e 30% das crianças, respectivamente. Dentre os demais itens da refeição matinal, o destaque é o pãozinho (73%), seguido da bisnaguinha (45%) e do pão de forma (40%), acompanhados de margarina (47%), frios (45%) ou requeijão (35%).

:: O lanche é similar ao café da manhã, porém, com destaque para frutas (45%), pipoca (44%), bolos (43%) e iogurtes (43%).

::: Dinheiro e tecnologia

:: Metade dos entrevistados recebe mesada. E desses a maioria economiza para gastos pessoais. Poupar para adquirir itens mais caros no futuro é o objetivo de 44%. Mas 29% ainda não sabem como vão gastar.

Continua depois da publicidade

:: Todas as crianças entrevistadas têm pelo menos um item eletrônico, seja de uso exclusivo ou compartilhado. Enquanto computadores e laptops ainda são itens de uso dividido com outras pessoas da casa (67% e 46%, respectivamente), os celulares já se tornam itens individuais – 57% já têm seu próprio telefone móvel e apenas 21% compartilham o aparelho com outro usuário.

:: Atentos às novidades tecnológicas, 68% das crianças têm videogame. Porém, a maioria ainda não possui tablet (78%), smartphone (64%) nem MP4 (63%).

:: Dentre os meninos entrevistados, 84% possuem videogame, percentual que cai para 53%, dentre as meninas. Em contrapartida, as garotas são maioria no público que possui MP4 (43%), contra apenas 31% dos pesquisados do sexo masculino.

Continua depois da publicidade

:: Apesar da elevada presença do videogame na vida das crianças, 92% disseram jogar também pela Internet. E a principal diferença entre os gêneros está no tema das brincadeiras, pois a preferência feminina é por jogos de culinária, memória, vestir e trocar roupas, maquiagem e manicure, fazendinha e bichinhos.

:: Para os meninos, as diversões on-line mais mencionadas têm temas ligados a corridas, lutas, ação e aventura, futebol, tiro e perseguição, terror e nave espacial.

::: Televisão

:: Os canais pagos de maior audiência entre as crianças de 8 a 12 anos são o Disney Channel (45%), o Cartoon Network (40%), Nickelodeon (41%) e Disney XD (31%). Já com relação aos canais abertos, os destaques são a Globo (34%) e o SBT (32%).

Continua depois da publicidade

:: Um dos programas que surpreende pela audiência entre meninos e meninas é o seriado americano Todo Mundo Odeia o Chris (75%), transmitido pela Record. A série iCarly, do canal Nickelodeon, fica em segundo lugar, com 70% das menções.

:: Embora haja produção de novos episódios, alguns programas que fizeram muito sucesso e estão no ar há alguns anos também mostram ter força entre as crianças, como Os Feiticeiros de Waverly Place (54%), Drake & Josh (51%) e Hannah Montana (47%). Além disso, dois programas do SBT têm alta penetração entre meninos e meninas: Chaves (57%) e Carrossel (56%).